Unidade Curricular: | Código: | ||
Ensino Clínico I | 171EC1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de raciocínio clínico na análise e integração de dados sobre perturbações da comunicação, linguagem, fala e outras perturbações oro-motoras;? B. Identificar informação relevante em cada consulta realizada e observada, estruturando-a nas fases do raciocínio clínico, nomeadamente a recolha de dados de anamnese, a implementação de testes de avaliação, identificação e concretização de objetivos de intervenção com bases nos diferentes diagnósticos; C. Construir folhas de planeamento e registo de consulta para todos os casos acompanhados e observados, interpretando os itens incluídos; D. Dominar conhecimentos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção na área clínica de perturbações da comunicação, linguagem e fala, congénitas ou adquiridas, para elaborar um estudo de caso reflexivo; E. Identificar assuntos chave e propor soluções terapêuticas dos casos acompanhados e observados ao longo do estágio. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Intervenção direta e observação do par terapêutico (100H) de casos com perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia); 2 Discussão dos casos clínicos (monitorização clínica e outras situações) (60H); 3 Observação em diferentes contextos de atuação clínica (40H); 4 Construção do dossier de ensino clínico com a compilação de todos os estudos de caso acompanhados e observados ao longo do semestre, com o registo e análise dos dados da anamnese, avaliação e intervenção em quadros de perturbação da comunicação, linguagem, fala e outras perturbações oro-motoras. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O objetivo A está associado aos conteúdos 1, 2. O objetivo B está associado aos conteúdos 1, 3.? O objetivo C está associado aos conteúdos 1, 2, 3. O objetivo D está associado aos conteúdos 4. O objetivo E está associado aos conteúdos 1, 2, 3. O objetivo F está associado aos conteúdos 1. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas são práticas, consideradas como laboratoriais, uma vez que decorrem em settings de prática clínica real, tais como a clínica pedagógica de terapia da fala da UFP, o Hospital Escola Fernando Pessoa, e outras instituições com as quais a UFP tem protocolo estabelecido para a realização de estágios. a) Colaborativo; b) Elaboração de trabalhos; c) Discussão em pequeno e grande grupo; d) Estudo de caso; e) Expositivo; f) Aprendizagem autodirigida. Avaliação: Realização de um dossier de estágio onde se reúnem todos os estudos de caso acompanhados e observados ao longo do semestre. A Avaliação é contínua (com suporte no COMPEC-TF) da conduta ética, do desempenho prático e dos documentos obrigatórios que suportam a intervenção (planeamentos e registos de sessão, planos terapêuticos, dossier de estágio), assim como da participação nas reuniões de monitorização e discussão clínica. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O objetivo A – método a), b), d), f) – Avaliação: Intervenção direta e observação do par terapêutico O objetivo B – método c), e), f) – Avaliação: Discussão dos casos clínicos (monitorização clínica e outras situações) O objetivo C – método b), d), f) – Avaliação: Observação em diferentes contextos de atuação clínica ? O objetivo D – método b), d), f) – Avaliação: Construção do dossier de ensino clínico | |||
Bibliografia: | |||
Paul, R. (2007) Introduction to clinical methods in communication disorders Baltimore : Paul H. Brooks Publishing, 2007 Shipley, K.; McAfee, K. (2004) Assessment in speech-language pathology : a resource manual.Clifton Park : Delmar Learning Dwight, D. (2015). Here's how to do therapy: hands-on core skills in speech-language pathology. 2nd ed. San Diego: Plural Publishing. Kenneth G. Shipley, J. McAfee (2004). Assessment in speech-language pathology: a resource manual. 3ª ed. - Clifton Park: Delmar Learning, 28 cm + 1 CD-ROM |