Unidade Curricular: | Código: | ||
Construção e Validação de Instrumentos | 171CVI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos: (1) Adquiram/desenvolvam conhecimentos e competências relativos à construção de instrumentos de avaliação; (2) Adquiram/desenvolvam conhecimentos e competências relativos à validação de instrumentos de avaliação; (3) Adquiram/desenvolvam conhecimentos e competências relativos aos processos de adaptação linguística e cultural de instrumentos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
P: 1. O processo de elaboração de medidas de avaliação: A construção dos instrumentos de medida. TP: 2. A validação dos instrumentos de medida; 3. A adaptação linguística e cultural de instrumentos para a população portuguesa. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Assim, CP1 corresponde ao OA1. CP2 corresponde ao OA2. CP3 corresponde ao OA3. O CPI incide sobre conhecimentos e competências sobre as diferentes formas de construir instrumentos de avaliação e recolha de dados. O CP2 incide sobre conhecimentos e competências sobre as diferentes formas de validar instrumentos de avaliação e recolha de dados. O CP3 incide sobre conhecimentos e competências sobre as diferentes formas de adaptar linguística e culturalmente os instrumentos de avaliação e recolha de dados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
- Expositiva e prática tutelada. - Recursos técnicos, incluindo multimédia. - Observação, análise e discussão de casos. Avaliação: contínua. Práticas específicas: poster para apresentação de resultados de protocolo + construção de um instrumento. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino usadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através de uma revisão constante das aprendizagens, pela sua prática tutelada e reflexão conjunta em sala de aula. | |||
Bibliografia: | |||
Hill, M.M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo. Moreira, J.M. (2004). Questionários: Teoria e prática. Coimbra: Almedina. Ribeiro, J.L.P. (2010). Metodologia de investigação em Psicologia e Saúde (3ª edição). Porto: LivPsic. |