Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisioterapia Preventiva e Senescência | 882FPSE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia da Senescência) | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
i. Desenvolver no aluno a capacidade de avaliação e intervenção em contexto de saúde comunitária, com ênfase na Senescência; ii. Desenvolver a capacidade de raciocínio clínico, integrando os conhecimentos teórico-práticos no contexto da intervenção comunitária, com ênfase na senescêscia; iii. Desenvolver uma prática baseada na evidência científica; iv. Desenvolver a capacidade de elaborar relatórios de actividade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
A fisioterapia preventiva e da senescência inclui-se na perspectiva lata da aprendizagem em contexto real. Como tal, pretende-se que o aluno no estágio desenvolva a capacidade de prestar cuidados de fisioterapia seleccionando e executando os procedimentos terapêuticos adequados, identificando as suas indicações e contra-indicações. Neste contexto pretende-se que o aluno desenvolva uma consciência contributiva para o reforço da identidade e desenvolvimento profissional. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A integração de conceitos de avaliação na senescência, explorando os diferentes instrumentos de avaliação, visa capacitar o aluno a gerir questões complexas quer do ponto de vista clínico como profissional, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico para que, na prática, consiga aplicar as adequadas técnicas de intervenção. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Performance do aluno em estágio. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas em formato de discussão com a apresentação dos diferentes instrumentos de avaliação da área da senescência, juntamente com prática de técnicas de intervenção específicas para a fisioterapia na senescência permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à prática clínica nesta área, contribuindo também para a sua maior autonomia científica. | |||
Bibliografia: | |||
1. Kisner C., Colby L.A. (1998). Exercícios terapêuticos : fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole. 2. O´Sullivan S, Schmitz TJ (2004). Fisioterapia. Avaliação e tratamento.4ª ed. Manole 3. Bandy, W. D., Sanders, B. (2003). Exercício terapêutico : técnicas para intervenção. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. |