Unidade Curricular: | Código: | ||
Trabalho de Projeto | 881TPDS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 30 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 390 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Promover ao aluno os conhecimentos sobre as distintas fases de investigação, possibilitando-o desenvolver competências de investigação direccionadas para a construção do projecto. Deverá igualmente integrar o conhecimento, formulando um raciocínio clínico adequado, implementar os conhecimentos e aplicar a capacidade de compreensão na prática clínica de materno-infantil | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução às linhas de força da literatura e/ou do state of the art 1.1. Elementos da evidência 2. Metodologia 2.1. Objetivos e hipóteses 2.2. Desenho de estudo 3. Relevância estatística e relevância clínica 4. Implementação da evidência 5. Avaliação da efectividade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Através da exposição e orientação tutorial os conhecimentos são aprofundados na construção do Projeto direccionado para o desenvolvimento da Dissertação de Mestrado, para a posterior aplicação no contexto da avaliação, intervenção e reavaliação, utilizando a metodologia científica e a aplicação das competências apreendidas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Inclui a avaliação contínua, centrada na progressão e evolução das competências exigidas. Momentos formais de avaliação serão também implementados para aferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos, nomeadamente através da elaboração de trabalho escritos, assim como a participação em eventos científicos, nomeadamente em congressos, seminários e conferências. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A orientação tutorial e os conhecimentos serão transmitidos de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos sobre avaliação, intervenção e reavaliação, utilizando a metodologia científica e a aplicação das competências apreendidas. | |||
Bibliografia: | |||
1. Caldeira, A. e Viana, S. (2010). Eficácia dos exercícios de fortalecimento do pavimento pélvico, durante e após o parto, na prevenção e tratamento da incontinência urinária. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, 7, 402-410. 2. Moreno, A (2004). Fisioterapia em uroginecologia. Manole. 3. Postiaux, G. (2004). Fisioterapia Respiratória Pediátrica. Artmed. 4. Stephenson, R.G. e O'Connor, L.J. (2004) Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia, 2ª ed. Manole, S.Paulo. |