Unidade Curricular:Código:
Fisioterapia Pós-Natal1031FPON
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deverá ser capaz de integrar e relacionar os conceitos aprendidos e aplicá-los à sua intervenção na saúde materna. Aprofundar por meio de exposição teórica e prática os conhecimentos adquiridos. Deverá igualmente reconhecer, seleccionar e integrar os conceitos adquiridos na prática clínica materna e de investigação de forma auto-orientada e autónoma.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos Básicos
1.1 Introdução ao estudo da Incontinência Urinária e prolapsos
1.2 Princípios fisiológicos
1.3 Princípios neurofisiológicos Fisiopatologia.
1.4 Alterações físicas ao nível do complexo neuro-músculo-esquelético e cardiorrespiratório
1.5 Alterações ao nível uroginecológico e pavimento pélvico
1.6 Relevância para a Fisioterapia
2. Avaliação da Incontinência Urinária
3. Tratamento
3.1 Técnicas Manuais
3.2 Técnicas Instrumentais
3.3 Modelos biomecânicos
3.4 Implicações Práticas
4. Implementação de exercícios
4.1 Programas de exercícios dos músculos do pavimento pélvico
4.2 Protocolos dos músculos do pavimento pélvico: modelos biomecânicos
4.3 Classes
4.4 Implicações Práticas e Discussão
5. Aspetos Psicossociais
5.1 Qualidade de Vida
5.2 Autoestima
5.3 Bem estar-psicológico e Bem-estar subjetivo
5.4 Repercussões em termos psicológicos e na relação parental
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórico-prática:A introdução de conceitos teórico-práticos base das técnicas/estratégias de avaliação e terapêuticas usadas na Fisioterapia Pós-Natal possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de compreender a fundamentação científica das mesmas. Neste sentido, procura-se dotar os alunos de conhecimentos acerca de Incontinência urinária, Avaliação, Tratamento, Implementação de exercícios dos músculos do pavimento pélvico e repercussões psicológicas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação compreende uma prova escrita e trabalhos de análise e de pesquisa onde são avaliados os conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados na Fisioterapia Pós-Natal.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico-prática: Os diferentes temas e a apresentação de estudos de caso na aula serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos acerca de Incontinência urinária, Avaliação, Tratamento, Implementação de exercícios dos músculos do pavimento pélvico e repercussões psicológicas.
Bibliografia:
1. Abrams, P., Andersson, K. E., Birder, L., Brubaker, L., Cardozo, L., &Chapple, C. (2010). Fourth International Consultation on Incontinence Recommendations of the International Scientific Committee: Evaluation and treatment of urinary incontinence, pelvic organ prolapse, and fecal incontinence. NeurourologyUrodynamics, 29(1), 213-240.
2. Bernards, A., Berghmans, B., Slieker-ten Hove, M., Bart Staal, J., de Bie, R., Hendriks, E. (2014). Dutch guidelines for physiotherapy in patients with stress urinary incontinence: an update. International Urogynecology Journal, 25, 171-179.
3. Bo, K. (2007). Overview of physical therapy for pelvic floor dysfunction.
4. Bø, K., Hilde, G., Stær-Jensen J., Siafariaks F., Tennfjord, M., Engh, M. (2014). Postpartum pelvic floor muscle training and pelvic organ prolapse – a randomized trial of primiparous women, American Journal of Obstetrics and Gynecology, doi: 10.1016/j.ajog.2014.06.049.