Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Informação em Enfermagem1099SIEF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSupervisão Clínica em Enfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Conhecer e saber utilizar as taxonomias de Enfermagem;
- Reconhecer as taxonomias de Enfermagem e o processo de Enfermagem como ferramenta supervisiva dos estudantes;
- Conhecer as principais caraterísticas da ontologia de Enfermagem;
- Identificar os benefícios e os prejuízos do recurso a resumos mínimos de dados;
- Identificar os principais indicadores de Enfermagem, sua utilidade e estratégias de criação / extração;
- Reconhecer as funções e utilidade dos sistemas de apoio à tomada de decisão.
Conteúdos Programáticos:
1 – As teorias e as taxonomias de Enfermagem
a) Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE);
b) NANDA International;
c) Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC);
d) Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC).
2 – A ontologia de Enfermagem
3 – Resumos mínimos de dados de Enfermagem
4 – A produção e extração de indicadores em Enfermagem
a) Indicadores de estrutura
b) Indicadores de processo
c) Indicadores de resultado
d) Indicadores epidemiológicos
5 – Sistemas de apoio à tomada de decisão em Enfermagem
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos elementares sobre os sistemas de informação de Enfermagem. Estes conteúdos permitirão adquirir conhecimentos relacionados com o reconhecimento dos sistemas de informação de Enfermagem enquanto ferramenta útil no decurso do processo supervisivo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada num formato de aulas teóricas.
As estratégias de ensino-aprendizagem que irão ser utilizadas nesta unidade curricular baseiam-se no princípio da participação ativa dos estudantes centrada no estímulo aos processos de pensamento e de reflexão dos mesmos.
A aquisição de conhecimentos será complementada com consulta de literatura científica, uma vez que os estudantes serão incentivados a realizar pesquisa com a finalidade de reunirem os conteúdos de suporte ao estudo.
A avaliação engloba a elaboração de um trabalho de grupo sobre um dos temas propostos durante as sessões letivas e a apresentação oral, cuja ponderação é a seguinte: elaboração de um trabalho de grupo – 70%; apresentação oral – 30%. Para todas as questões relacionadas com as metodologias de ensino aplica-se a Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis acerca dos sistemas de informação em Enfermagem. A exemplificação de casos práticos permite consolidar conhecimentos e treinar competências reflexivas acerca dos sistemas de informação em Enfermagem enquanto ferramentas potencialmente úteis a utilizar em contexto supervisivo.
Bibliografia:
Cruz, I., Bastos, F., Pereira, F., Silva, A., & Sousa, P. (2016). Analysis of the nursing documentation in use in Portugal – building a clinical data model of nursing centered on the management of treatment regímen. Nursing Informatics, 225, 407-411.
Gonçalves, P., Sequeira, C., & Silva, M. A. (2019). Content analysis of nursing diagnoses in mental health records in Portugal. International Nursing Review, 66(2), 199-208.
Hannah, K., Hussey, P., Kennedy, M., & Ball, M. (Eds.) (2015). Introduction to nursing informatics. Londres: Springer.
Mota, L. Pereira, F., & Sousa, P. (2014). Sistemas de informação de enfermagem: Exploração da informação partilhada com os médicos. Revista de Enfermagem Referência, Série IV(1), 85-91.
Pereira, F. (2009). Informação e qualidade do exercício profissional dos enfermeiros. Coimbra: Formasau.
Silva, A. (2006). Sistemas de informação em enfermagem: Uma teoria explicativa da mudança. Coimbra: Formasau.