Unidade Curricular: | Código: | ||
Sistemas de Informação em Enfermagem | 1099SIEF | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Supervisão Clínica em Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Conhecer e saber utilizar as taxonomias de Enfermagem; - Reconhecer as taxonomias de Enfermagem e o processo de Enfermagem como ferramenta supervisiva dos estudantes; - Conhecer as principais caraterísticas da ontologia de Enfermagem; - Identificar os benefícios e os prejuízos do recurso a resumos mínimos de dados; - Identificar os principais indicadores de Enfermagem, sua utilidade e estratégias de criação / extração; - Reconhecer as funções e utilidade dos sistemas de apoio à tomada de decisão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 – As teorias e as taxonomias de Enfermagem a) Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE); b) NANDA International; c) Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC); d) Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). 2 – A ontologia de Enfermagem 3 – Resumos mínimos de dados de Enfermagem 4 – A produção e extração de indicadores em Enfermagem a) Indicadores de estrutura b) Indicadores de processo c) Indicadores de resultado d) Indicadores epidemiológicos 5 – Sistemas de apoio à tomada de decisão em Enfermagem | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos elementares sobre os sistemas de informação de Enfermagem. Estes conteúdos permitirão adquirir conhecimentos relacionados com o reconhecimento dos sistemas de informação de Enfermagem enquanto ferramenta útil no decurso do processo supervisivo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada num formato de aulas teóricas. As estratégias de ensino-aprendizagem que irão ser utilizadas nesta unidade curricular baseiam-se no princípio da participação ativa dos estudantes centrada no estímulo aos processos de pensamento e de reflexão dos mesmos. A aquisição de conhecimentos será complementada com consulta de literatura científica, uma vez que os estudantes serão incentivados a realizar pesquisa com a finalidade de reunirem os conteúdos de suporte ao estudo. A avaliação engloba a elaboração de um trabalho de grupo sobre um dos temas propostos durante as sessões letivas e a apresentação oral, cuja ponderação é a seguinte: elaboração de um trabalho de grupo – 70%; apresentação oral – 30%. Para todas as questões relacionadas com as metodologias de ensino aplica-se a Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis acerca dos sistemas de informação em Enfermagem. A exemplificação de casos práticos permite consolidar conhecimentos e treinar competências reflexivas acerca dos sistemas de informação em Enfermagem enquanto ferramentas potencialmente úteis a utilizar em contexto supervisivo. | |||
Bibliografia: | |||
Cruz, I., Bastos, F., Pereira, F., Silva, A., & Sousa, P. (2016). Analysis of the nursing documentation in use in Portugal – building a clinical data model of nursing centered on the management of treatment regímen. Nursing Informatics, 225, 407-411. Gonçalves, P., Sequeira, C., & Silva, M. A. (2019). Content analysis of nursing diagnoses in mental health records in Portugal. International Nursing Review, 66(2), 199-208. Hannah, K., Hussey, P., Kennedy, M., & Ball, M. (Eds.) (2015). Introduction to nursing informatics. Londres: Springer. Mota, L. Pereira, F., & Sousa, P. (2014). Sistemas de informação de enfermagem: Exploração da informação partilhada com os médicos. Revista de Enfermagem Referência, Série IV(1), 85-91. Pereira, F. (2009). Informação e qualidade do exercício profissional dos enfermeiros. Coimbra: Formasau. Silva, A. (2006). Sistemas de informação em enfermagem: Uma teoria explicativa da mudança. Coimbra: Formasau. |