Unidade Curricular: | Código: | ||
Supervisão Clínica em Enfermagem: Práticas e Estratégias de Supervisão | 1099SCEP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Supervisão Clínica em Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
-Identificar e refletir acerca dos principais modelos de supervisão clínica em Enfermagem -Reconhecer e refletir acerca dos princípios pedagógicos aplicáveis no contexto da supervisão clínica em Enfermagem -Reconhecer a supervisão clínica enquanto ferramenta promotora da interligação entre a teoria e a prática de Enfermagem -Identificar práticas e estratégias de supervisão clínica em Enfermagem -Refletir acerca das estratégias de supervisão clínica em Enfermagem e da operacionalização das mesmas | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 – Modelos de supervisão clínica 2 – A pedagogia em supervisão clínica 3 – A supervisão clínica enquanto promotora da interligação teoria-prática 4 – Práticas e estratégias de supervisão clínica em Enfermagem 5 – Operacionalização de estratégias de supervisão clínica em Enfermagem | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre as práticas e estratégias de supervisão clínica em Enfermagem. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com a definição das melhores práticas e estratégias de supervisão clínica em Enfermagem em função do supervisado e do contexto no qual este se encontra inserido. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo. O regime de avaliação contínua é composto por um trabalho (90%) e pela participação ao longo das aulas (10%). No que concerne ao trabalho, a sua avaliação será ponderada da seguinte forma: trabalho escrito (70%); apresentação oral do trabalho (30%). Em todos os itens aplica-se a Normativa Académica da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis reflexão acerca das práticas e estratégias de supervisão clínica em Enfermagem. A exemplificação de casos práticos e os trabalhos de grupos permitem consolidar competências de reflexão acerca da adaptação das práticas e estratégias supervisivas ao supervisado e ao contexto. | |||
Bibliografia: | |||
-Abreu, W. C. (2007). Formação e Aprendizagem em contexto clínico. Fundamentos, teorias e considerações didáticas. Coimbra: Formasau. Formação e Saúde. -Cutcliffe, J. R., Sloan, G., & Bashaw, M. (2018). A systematic review of clinical supervision evaluation studies in nursing. International Journal of Mental Health Nursing. doi: 10.1111/inm.12443 -Martin, P., & Kumar, S. (2019). The holy grail of clinical supervision. Medical Education. doi:10.1111/medu.13927 -Milne, D., & Martin, P. (2018) Supportive clinical supervision: Supported at last. J Adv Nurs., pp 1,2. doi: 10.1111/jan.13816 -Russell, K. P. (2019). The art of clinical supervision: Strategies to assist with the delivery of student feedback. Australian Journal of Advanced Nursing, 36 (3), 6-13. -Sloan, G., & Watson, H. (2002). Clinical supervision models for nursing: structure, research and limitations. Nursing Standard, 41-46. doi: 10.7748/ns2002.10.17.4.41.c3279 |