Unidade Curricular: | Código: | ||
Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional | 1099FDPP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Supervisão Clínica em Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Refletir acerca dos processos formativos em Enfermagem - Identificar as caraterísticas pessoais e profissionais da pessoa que assume o papel de supervisor clínico - Reconhecer estratégias potenciadoras do desenvolvimento pessoal e profissional do supervisado - Reconhecer a supervisão clínica enquanto processo de suporte e não meramente avaliativo - Conhecer todos os passos para a atribuição da idoneidade formativa a contextos da prática clínica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 – A formação em Enfermagem 2 – Caraterísticas pessoais e profissionais do supervisor clínico 3 – Potenciação do desenvolvimento pessoal e profissional do supervisado 4 – A supervisão clínica enquanto processo dinâmico, interpessoal e formal de suporte 5 – Processos de atribuição de idoneidade formativa a contextos de prática clínica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre a formação em Enfermagem enquanto ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com questões genéricas relativas à formação em Enfermagem. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo. O regime de avaliação contínua é composto pela realização de um trabalho escrito e respetiva apresentação e defesa em sala de aula com uma ponderação de 100%. Em todos os itens aplica-se a Normativa Académica da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao conhecimento relativo à formação em Enfermagem. A exemplificação de casos práticos permite consolidar competências para a análise e reflexão acerca da formação em Enfermagem. | |||
Bibliografia: | |||
Bassa J., Fenwicka J. & Sidebothama M. (2016). Development of a Model of Holistic Reflection to facilitate transformative learning in student midwives. Women and Birth xxx (2016) xxx–xxx. http://dx.doi.org/10.1016/j.wombi.2017.02.010 Locsin R. (2002) Quo Vadis? Advanced Practice Nursing or Advanced Nursing Practice? Holist Nurs Pract. 16(2): 1-4. Rouleau G., Gagnon MP., Côté J., Payne-Gagnon J., Hudson E. & Dubois CA. (2017) Impact of Information and Communication Technologies on Nursing Care: Results of an Overview of Systematic Reviews. J Med Internet Res. 2017 Apr; 19(4): e122. doi: 10.2196/jmir.6686: 10.2196/jmir.6686 Teekman B. (2000) Exploring re ¯ective thinking in nursing practice. Journal of Advanced Nursing, 2000, 31(5), 1125-1135. |