Unidade Curricular:Código:
Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional1099FDPP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSupervisão Clínica em Enfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Refletir acerca dos processos formativos em Enfermagem
- Identificar as caraterísticas pessoais e profissionais da pessoa que assume o papel de supervisor clínico
- Reconhecer estratégias potenciadoras do desenvolvimento pessoal e profissional do supervisado
- Reconhecer a supervisão clínica enquanto processo de suporte e não meramente avaliativo
- Conhecer todos os passos para a atribuição da idoneidade formativa a contextos da prática clínica.
Conteúdos Programáticos:
1 – A formação em Enfermagem
2 – Caraterísticas pessoais e profissionais do supervisor clínico
3 – Potenciação do desenvolvimento pessoal e profissional do supervisado
4 – A supervisão clínica enquanto processo dinâmico, interpessoal e formal de suporte
5 – Processos de atribuição de idoneidade formativa a contextos de prática clínica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre a formação em Enfermagem enquanto ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com questões genéricas relativas à formação em Enfermagem.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo. O regime de avaliação contínua é composto pela realização de um trabalho escrito e respetiva apresentação e defesa em sala de aula com uma ponderação de 100%. Em todos os itens aplica-se a Normativa Académica da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao conhecimento relativo à formação em Enfermagem. A exemplificação de casos práticos permite consolidar competências para a análise e reflexão acerca da formação em Enfermagem.
Bibliografia:
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