Unidade Curricular: | Código: | ||
Conceção da Prática de Enfermagem | 1099CPEF | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Supervisão Clínica em Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Reconhecer a conceção de estudantes e profissionais sobre as práticas de Enfermagem - Identificar as etapas do processo de Enfermagem - Reconhecer a importância do processo de Enfermagem no processo de ensino-aprendizagem - Reconhecer a linguagem classificada enquanto instrumento de avaliação e melhoria dos cuidados de Enfermagem - Identificar as caraterísticas de ações de Enfermagem que se configuram como boas práticas | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 – Conceção dos estudantes sobre as práticas de Enfermagem 2 – Conceção dos profissionais sobre as práticas de Enfermagem 3 – O processo de Enfermagem e a linguagem classificada 4 – Boas práticas na prestação de cuidados de Enfermagem | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre a prestação de cuidados de Enfermagem. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com questões genéricas relativas à disciplina e profissão de Enfermagem, em interligação com a unidade curricular “Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional”. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo. O regime de avaliação contínua é composto pela realização de um trabalho escrito e respetiva apresentação e defesa em sala de aula com uma ponderação de 100%. Em todos os itens aplica-se a Normativa Académica da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao conhecimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão. A exemplificação de casos práticos permite consolidar competências para a análise e reflexão acerca da prática de Enfermagem. | |||
Bibliografia: | |||
Almalkawia I., Jesterb R. & Terrya L. (2018) Exploring mentors' interpretation of terminology and levels of competence T when assessing nursing students: An integrative review. Nurse Education Today 69 (2018) 95–103. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.07.003 Bryant-Lukosius D., Dicenso A., Browne G. & Pinelli J. (2004) of Advanced Nursing 48(5), 519–529 Cassidy S. (2009) Using counselling skills to enhance the confidence of mentors’ decision making when assessing pre-registration nursing students on the borderline of achievement in clinical practice. Nurse Education in Practice (2009) 9, 307–313. doi:10.1016/j.nepr.2008.08.006 Cassidy S., Coffey M. & Murphy F. (2017) ‘Seeking authorization’: a grounded theory exploration of mentors’ experiences of assessing nursing students on the borderline of achievement of competence in clinical practice. Journal of Advanced Nursing 00(0), 000–000. doi: 10.1111/jan.13292 |