Unidade Curricular:Código:
Conceção da Prática de Enfermagem1099CPEF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSupervisão Clínica em Enfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Reconhecer a conceção de estudantes e profissionais sobre as práticas de Enfermagem
- Identificar as etapas do processo de Enfermagem
- Reconhecer a importância do processo de Enfermagem no processo de ensino-aprendizagem
- Reconhecer a linguagem classificada enquanto instrumento de avaliação e melhoria dos cuidados de Enfermagem
- Identificar as caraterísticas de ações de Enfermagem que se configuram como boas práticas
Conteúdos Programáticos:
1 – Conceção dos estudantes sobre as práticas de Enfermagem
2 – Conceção dos profissionais sobre as práticas de Enfermagem
3 – O processo de Enfermagem e a linguagem classificada
4 – Boas práticas na prestação de cuidados de Enfermagem
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre a prestação de cuidados de Enfermagem. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com questões genéricas relativas à disciplina e profissão de Enfermagem, em interligação com a unidade curricular “Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional”.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo. O regime de avaliação contínua é composto pela realização de um trabalho escrito e respetiva apresentação e defesa em sala de aula com uma ponderação de 100%. Em todos os itens aplica-se a Normativa Académica da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao conhecimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão. A exemplificação de casos práticos permite consolidar competências para a análise e reflexão acerca da prática de Enfermagem.
Bibliografia:
Almalkawia I., Jesterb R. & Terrya L. (2018) Exploring mentors' interpretation of terminology and levels of competence T when assessing nursing students: An integrative review. Nurse Education Today 69 (2018) 95–103. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.07.003
Bryant-Lukosius D., Dicenso A., Browne G. & Pinelli J. (2004) of Advanced Nursing 48(5), 519–529
Cassidy S. (2009) Using counselling skills to enhance the confidence of mentors’ decision making when assessing pre-registration nursing students on the borderline of achievement in clinical practice. Nurse Education in Practice (2009) 9, 307–313. doi:10.1016/j.nepr.2008.08.006
Cassidy S., Coffey M. & Murphy F. (2017) ‘Seeking authorization’: a grounded theory exploration of mentors’ experiences of assessing nursing students on the borderline of achievement of competence in clinical practice. Journal of Advanced Nursing 00(0), 000–000. doi: 10.1111/jan.13292