Unidade Curricular:Código:
Sociologia do Envelhecimento1006SENV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular visa criar condições para:
- Adquirir o património conceptual e técnico de Sociologia do Envelhecimento e compreender as suas relações com as políticas públicas que se apliquem directamente a grupos seniores.
- Equacionar diferentes cenários de ajustamento entre evolução demográfica e organização societária por relação aos fundamentos do Estado Social: na saúde, na educação e na segurança social.
- Conhecer as orientações nacionais e supranacionais em matéria de políticas de envelhecimento activo e retratar exemplos em escala macro e em escala micro.
Conteúdos Programáticos:
I. Pressupostos da Sociologia do Envelhecimento.
1. Enquadramento curricular e objectivos.
2. Fontes e procedimentos metodológicos.
II. Envelhecimento demográfico e organização social.
1. Causas e consequências do envelhecimento demográfico.
2. Estado da população educação, saúde e segurança social.
3. Envelhecimento demográfico e políticas económicas.
III. Envelhecimento demográfico e reorganização societária.
1. As mudanças demográficas e o Estado Social: modelos e propostas.
2. O caso português.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Sociologia do Envelhecimento, enquanto ramo de conhecimento específico, mercê do envelhecimento demográfico e das suas consequências transversais a toda a sociedade, tem vindo a adquirir uma notoriedade e prevalência cada vez maiores.
A Sociologia do Envelhecimento, será porventura aquele ramo da sociologia em que a interacção entre o plano macro e micro se revela mais incisiva.
Outrossim o envelhecimento tem sido objecto de estudo e definições políticas nas mais variadas instâncias que podem ser identificadas desde a Nações Unidas até às Freguesias, esta transversalidade de problemas problematizações e soluções influência a vida e a qualidade de vida e vice versa as condições e dinâmicas das populações inspiram as políticas e a ordem social, o que está espelhado quer nos conteúdos quer nos objectivos da disciplina.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias de ensino a utilizar serão as seguintes:
Exposição da matéria pelo professor
Estudos de caso
Trabalhos individuais em aula e extra-aula
Avaliação
10% continuous
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia ensino aprendizagem adoptada pela disciplina, prende introduzir as principais temáticas relativas à ao envelhecimento da população, estado social, as diferentes orientações políticas e modelos de organização socioeconómica que lhe estão associadas ao mesmo tempo que se enquadram essas temáticas na vida e dia a dia das populações idosas, nesse sentido estas serão objecto de um abordagem e problematização teórica. Ao mesmo tempo pretende-se que os alunos reflictam sobre a sua aplicabilidade, enquanto futuros profissionais da área. Em coerência os métodos de avaliação privilegiam a dimensão prática e participativa (avaliação contínua, trabalhos individuais) e a capacidade de enquadrar e questionar as dimensões relativas ao fenómeno em análise (teste escrito).
Bibliografia:
CARVALHO, Maria I. (2013). Serviço Social no Envelhecimento. Lisboa: Pactor.
CAMPELO, A. (2019). A Minha Casa. Habitar, acolher e viver na Idade Sénior. Viana do Castelo: Fundação Caixa Crédito Agrícola do Noroeste.
FLETCHER, J.R. (2021). Age-associations in British politics for the sociology of ageing. Br.J. Social. 72: 609-626.
Marques, Sibila (2011). Discriminação da Terceira idade. Lisboa: FFMS.
POZZI, G.; Cachada, R. A.; Micaelo, A.L. (2019). Vulnerability and Housing Policies through the Lens of Anthropology. An Introduction. Archivio antropologico mediterraneo, XXII, 21 (2):1-8.
SETTERSTEN, R. et al (2011). Handbook of Sociology of Aging. NY., London: Springer.
WATANABE, D. (2021). Understanding diversity in later life and a new culture of aging in Japan. Consulta em: https://doi.org/10.1177/02685809211005355.