Unidade Curricular: | Código: | ||
Planeamento e Gestão de Projetos Sociais para Idosos | 1006PGPS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Dominar os conceitos fundamentais ao planeamento de projectos sociais; 2. Dominar as etapas associadas à concepção, implementação e avaliação de projectos sociais; 3. Apreender competências básicas de gestão, liderança controlo da qualidade e gestão / resolução de conflitos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Planeamento de Projectos Sociais: Precisões conceptuais 1.1 Planeamento 1.2 Missão e objectivos 1.3 Níveis de planeamento 1.4 Projecto Social 2. Elementos para elaborar um projecto social 2.1 Diagnóstico 2.2 Planificação 2.3 Execução 2.4 Avaliação 3. Gestão de Projectos Sociais 3.1 O gestor de projecto 3.2 Estrutura organizacional 3.3 Organização da equipe do projecto 3.4 Estabelecimento do sistema de informação 3.5 Liderança 3.6 Qualidade 3.7 Gestão / Resolução de conflitos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre planeamento de projectos sociais, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos fundamentais, bem como o seu enquadramento e aplicação prática. O ponto dois do programa privilegia a identificação e análise dos elementos necessários ao planeamento e gestão de projectos sociais, promovendo a discussão em torno de diversos projectos reais dedicados à satisfação das necessidades e do bem-estar da população idosa. O ponto três do programa apresenta e articula diferentes conceitos referentes à gestão de projectos sociais, com particular ênfase nos que se dedicam à população idosa, problematizando vantagens, dificuldades e estratégias resultantes da sua aplicação em contexto real. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas: • Resolução de problemas em pequenos grupos; • Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos; • Orientação da pesquisa realizada pelos alunos; • Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão de artigos científicos; • Elaboração de pequenos exercícios em sala de aula, esclarecimento de dúvidas. • Apresentação de síntese/resumo de conteúdos programáticos com recurso a projecções, explicações no quadro e exemplificações. Avaliação: • 1 prova escrita (50%). • 1 prova escrita (50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objectivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos dos alunos e a sua participação activa nas aulas, através de estratégias activas, participativas e problematizadoras de aprendizagem, combinadas com métodos tradicionais. Assim, o professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno fomentando o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à prática profissional de gerontologia e intervenção comunitária. | |||
Bibliografia: | |||
Cunha, P., & Leitão, S. (2011). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. Porto: Universidade Fernando Pessoa. Roldão, V.S. (2013). Gestão de Projectos. Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo. Lisboa: Monitor. Teixeira, S. (2005). Gestão das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill. Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: Casos Práticos Porto: Porto Editora. |