Unidade Curricular:Código:
Planeamento e Gestão de Projetos Sociais para Idosos 1006PGPS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
1. Dominar os conceitos fundamentais ao planeamento de projectos sociais;
2. Dominar as etapas associadas à concepção, implementação e avaliação de projectos sociais;
3. Apreender competências básicas de gestão, liderança controlo da qualidade e gestão / resolução de conflitos.
Conteúdos Programáticos:
1. Planeamento de Projectos Sociais: Precisões conceptuais
1.1 Planeamento
1.2 Missão e objectivos
1.3 Níveis de planeamento
1.4 Projecto Social
2. Elementos para elaborar um projecto social
2.1 Diagnóstico
2.2 Planificação
2.3 Execução
2.4 Avaliação
3. Gestão de Projectos Sociais
3.1 O gestor de projecto
3.2 Estrutura organizacional
3.3 Organização da equipe do projecto
3.4 Estabelecimento do sistema de informação
3.5 Liderança
3.6 Qualidade
3.7 Gestão / Resolução de conflitos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre planeamento de projectos sociais, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos fundamentais, bem como o seu enquadramento e aplicação prática.
O ponto dois do programa privilegia a identificação e análise dos elementos necessários ao planeamento e gestão de projectos sociais, promovendo a discussão em torno de diversos projectos reais dedicados à satisfação das necessidades e do bem-estar da população idosa.
O ponto três do programa apresenta e articula diferentes conceitos referentes à gestão de projectos sociais, com particular ênfase nos que se dedicam à população idosa, problematizando vantagens, dificuldades e estratégias resultantes da sua aplicação em contexto real.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas:
• Resolução de problemas em pequenos grupos;
• Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos;
• Orientação da pesquisa realizada pelos alunos;
• Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão de artigos científicos;
• Elaboração de pequenos exercícios em sala de aula, esclarecimento de dúvidas.
• Apresentação de síntese/resumo de conteúdos programáticos com recurso a projecções, explicações no quadro e exemplificações.
Avaliação:
• 1 prova escrita (50%).
• 1 prova escrita (50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objectivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos dos alunos e a sua participação activa nas aulas, através de estratégias activas, participativas e problematizadoras de aprendizagem, combinadas com métodos tradicionais. Assim, o professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno fomentando o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à prática profissional de gerontologia e intervenção comunitária.
Bibliografia:
Cunha, P., & Leitão, S. (2011). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
Roldão, V.S. (2013). Gestão de Projectos. Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo. Lisboa: Monitor.
Teixeira, S. (2005). Gestão das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: Casos Práticos Porto: Porto Editora.