Unidade Curricular: | Código: | ||
Políticas de Apoio aos Idosos | 1006PAID | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Compreender a natureza e o âmbito da política social; 2. Identificar as finalidades, objectivos e domínios da política social; 3. Compreender os conceitos de necessidades sociais, problemas sociais e bem-estar social; 4. Caracterizar o sistema português de reformas e pensão social; 5. Enquadrar as respostas sociais destinadas à população idosa, o sistema de qualidade, a organização e o seu funcionamento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A Política Social no Contexto das Políticas Públicas 1.1 Precisões conceptuais 1.1.1 Políticas públicas 1.1.2 As finalidades da política social 1.1.3 Objectivos e domínios da actuação da política social 1.1.4 Aspectos organizativos da política social 1.2 Necessidades Sociais, Problemas Sociais e Bem-Estar Social 1.2.1 Conceito de bem-estar 1.2.2 Funções de bem-estar 1.2.3 Factores que influenciam o bem-estar 1.2.4 Necessidades sociais 1.2.5 A noção de problema social 2. O Sistema de Reformas e Pensão Social 2.1 O problema social da velhice e o sistema de reforma e pensão social 2.2 Pensão de velhice 2.3 Pensão social de velhice 2.4 Complemento Solidário para Idosos 2.5 Benefícios adicionais de saúde 3. Respostas Sociais: Enquadramento, Sistema de Qualidade, Organização e Funcionamento | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre a política social no contexto das políticas públicas, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos fundamentais, bem como o seu enquadramento e aplicação prática. O ponto dois do programa privilegia a análise da velhice como um problema social e apresenta o sistema de reformas e pensões, estimulando a capacidade de análise em torno da satisfação das necessidades e do bem-estar da população idosa. O ponto três do programa apresenta e enquadra i) as respostas sociais destinadas à população idosa, ii) respectivo sistema de qualidade, iii) organização e iv) e funcionamento, garantindo a aquisição de competências diferenciadas em termos de capacidade de análise e resposta em função das necessidades identificadas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas: • Resolução de problemas em pequenos grupos; • Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos; • Orientação da pesquisa realizada pelos alunos; • Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão de artigos científicos; • Elaboração de pequenos exercícios em sala de aula, esclarecimento de dúvidas. • Apresentação de síntese/resumo de conteúdos programáticos com recurso a projecções, explicações no quadro e exemplificações. Avaliação: • 1 prova escrita (50%). • 1 trabalho escrito com apresentação oral (50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objectivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos dos alunos e a sua participação activa nas aulas, através de estratégias activas, participativas e problematizadoras de aprendizagem, combinadas com métodos tradicionais. Assim, o professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno fomentando o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à prática profissional de gerontologia e intervenção comunitária. | |||
Bibliografia: | |||
António, S. (2013). Das Políticas Sociais da Velhice à Política Social do Envelhecimento. In M.I. Carvalho (Coord.), Serviço Social no envelhecimento (pp.81-103). Lisboa: Pactor. Colby, I. (2008). Social Welfare Policy as a Form of Social Justice. In I. Colby (Ed.), Comprehensive Handbook of Social Work and Social Welfare: Social Policy and Policy Practice. Vol. 4 (pp.113-128). New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. Pereirinha, P. (2008). Política Social. Formas de Actuação no Contexto Europeu. Lisboa: UAb. Pereirinha, P. (2008). Política Social. Fundamentos da Actuação das Políticas Públicas. Lisboa: UAb. Salselas, T. (2007). A Política Social da Velhice. Lisboa: Universidade Aberta. Santos, L. (2014). Envelhecimento e Género. In C. Moura (Org.), Idadismo: Prioridades na Construção Social da Idade (pp.79-85). Lisboa: Euedito. |