Unidade Curricular: | Código: | ||
Monitorização e Acompanhamento de Idosos | 1006MOAI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Possuir conhecimentos sobre comportamentos e necessidades correntes dos idosos. Saber atuar com os idosos em diferentes contextos sociais. Adquirir competências de relacionamento com os idosos. Interagir com responsáveis pelo acompanhamento de idosos. Conhecer e aplicar processos de monitorização de idosos. Formar utilizadores de equipamentos de apoio ao acompanhamento e a monitorização de idosos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Acompanhar idosos em diferentes contextos. 1.1. Na comunidade. 1.2. Nos hospitais e outras instituições 1.3. No contexto residencial II. Monitorização remota e prevenção de infoexclusão de idosos 1.1. Pedido de auxílio para uso no domicílio e no exterior. 1.2. Envio e receção de alertas via mensagens escritas e/ou mensagens de voz. 1.3. Deteção de quedas. 1.4. Localização exata do equipamento/pessoa via GPS 1.5. Monitorização de sinais vitais do idoso. 1.6. Rede social digital 1.7. Centro de controlo. 1.8. Sala de convívio virtual | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos permitem fornecer ao aluno o conhecimento necessário sobre comportamentos e necessidades dos idosos bem como saber atuar junto destes. Acresce a demonstração e ensaio sobre os processos de monitorização e acompanhamento dos idosos, refletindo sobre as vantagens das tecnologias actuais na vida dos mais idosos | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No ensino da unidade curricular é utilizado o método expositivo, interrogativo bem como a análise e discussão de casos práticos. A Avaliação consiste na realização de 1 frequência teórica e de 1 trabalho de grupo, apresentado em sala de aula. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas permitem a sensibilização para a função de monitorização e vigilância de idosos. A comunicação, a participação activa dos alunos e análise de situações clínicas são uma estratégia utilizada para a aprendizagem. | |||
Bibliografia: | |||
Almeida, L.A., ed. (1996) A idade (não) perdoa? O idoso à luz da neurologia gerontológica. Gradiva: Lisboa. Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Soldariedade entre Gerações in Programa de Ação. 2012, Governo de Portugal. Austad, S. N. (1997). The paradox of aging. In Why we age: pags 1-14 Brito, J. H. S. (2005). O idoso, a família e a sociedade. Brotéria 161: 275-285 Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas. 2006, Direcção - Geral da Saúde: Lisboa. Serrão, D (2014). A medicina do futuro: fundamentos para uma profecia. Acção Médica LXXVIII, Nº 3 Setembro |