Unidade Curricular:Código:
Luto e Fase Terminal da Vida1006LFTV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolver junto dos discentes conhecimentos abrangente sobre a psicologia do envelhecimento e conhecimentos específicos sobre as temáticas do luto, perda e morte. Pretende-se dotar os alunos de aptidões de análise, avaliação e acompanhamento dos processos psicobiológicos do envelhecimento de forma a actuar em conformidade com os princípios da gerontologia e da geriatria e visando o bem estar do idoso saudável ou não. Como competências pretende-se promover a capacidade de comunicação com individuos idosos, suas famílias e restantes cuidadores, e facilitar sua integração em equipas multidisciplinares.
Conteúdos Programáticos:
1. Comunicação em saúde
1.1. Especificidades da comunicação em situações de fragilidade/doença
2. O processo do luto
2.1. A vida como um processo.
2.2. Principais modelos de compreensão do luto
2.2.1. Múltiplas definições do luto
2.2.2. Modelos definidos por estágios
2.2.3. Modelos definidos por competências
2.3. Impacto do luto nas várias áreas de vida
2.4. A experiência do luto
2.4.1. Na infância
2.4.2. Na adolescência
2.4.3. Na idade adulta
2.4.4. Na terceira idade
2.4.4.1. Particularidades do luto na 3ª e 4ª idades
2.5. O cérebro, a face e a emoção
2.6. Como intervir no luto nos vários estádios de vida
3. O processo da morte
3.1. O Homem, a doença e a Morte
3.2. Várias formas de conceptualizar a morte
3.3. A doença crónica e terminal
3.4. Cuidados paliativos
3.4.1. História dos cuidados paliativos
3.4.2. O conceito de cuidados paliativos
3.4.3. As condições de empatia, conforto e dignidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram definidos seleccionando temáticas que sendo cruciais como elementos básicos para a aprendizagem, cumprissem igualmente os requisitos estabelecidos na organização da estrutura curricular global. Escolhendo temas como a comunicação em saúde e na doença, desenvolvendo o tema do luto e da relação com a morte (nomeadamente nos cuidados de fim de vida) criamos condições para integrar conhecimentos, aptidões e competências de uma forma coerente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Uso das técnicas de role play em todos os módulos, mas com particular enfase no módulo da comunicação. Uso de filmes e vídeos para análise e discussão em contexto de aula. Apresentação expositiva de materiais de índole mais teórica
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo o curso frequentado por elementos relativamente jovens o confronto com as temáticas do luto e da morte pode ser facilitado pela utilização de narrativas em vídeo ou filme, mantendo o distanciamento que pode ser necessário. O uso de role play no módulo da comunicação facilita a prática directa dos conhecimentos, aptidões e competências pretendidos
Bibliografia:
Freitas-Magalhães, A. (2021). O luto: o cérebro, a face e a emoção. Porto: FEELab Science Books.
Gabriel, S., Paulino, M., & Baptista, T. (Coord.) (2021). Luto: manual de intervenção psicológica. Lisboa: Pastor.
Gross, R. (2018). The Psychology of Grief. London: Routledge.
O’Connor, M-F. (2019). Grief: A brief history of research on how body, mind, and brain adapt. Psychosom Med, 81, 731-738. doi: 10.1097/PSY.0000000000000717.
Pereira, M. (2021). O luto no Século 21: Uma compreensão abrangente do fenómeno. São Paulo. Summus Editorial.
Docente (* Responsável):
Freitas-Magalhães (fm@ufp.edu.pt)