Unidade Curricular:Código:
Higiene e Segurança nos Idosos 1006HSID
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
1.Atuar com autonomia supervisionada, na área da higiene e segurança nos idosos.
2.Identificar fatores de risco específicos no quotidiano dos idosos.
3.Reconhecer as características de organizações e do funcionamento de instituições que atuam nas áreas da gerontologia e da geriatria.
4.Tipificar e intervir em contextos relacionados com doenças profissionais e acidentes de trabalho.
Competências:
1.Coordena cuidados básicos de higiene do idoso, no domicílio ou em contexto institucional.
2.Implementa cuidados de acordo com as necessidades, promovendo o bem-estar e segurança do idoso.
3.Gere um plano de avaliação do estado global do individuo, em articulação com a equipa multiprofissional.
4.Desenvolve programas de restrição de risco de acidentes no domicilio ou em contexto institucional.
Conteúdos Programáticos:
1. Higiene
1.1. Conceitos associados à lavagem, desinfeção e esterilização;
1.2. Tipologia de produtos, aplicação e recomendações associadas;
1.3. Limpeza e desinfeção de instalações/ superfícies, espaços, áreas Comuns;
1.4. Limpeza e desinfeção dos equipamentos e materiais;
1.5. Limpeza e desinfeção do material de uso na higiene individual;
1.6. Triagem dos Residuos;
1.7. Acondicionamento da Roupa;
1.8. Tipos de atuação no âmbito da higiene de idosos;
2. Segurança
2.1. Definições associadas à segurança de idosos
2.2. Medidas de prevenção e de proteção
2.3. Tipos de atuação no âmbito da segurança de idosos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da UC, habilitem os estudantes com conhecimentos teórico-práticos, em matéria de Higiene e Segurança no idoso, contribuindo para a aquisição de competências que permitam aos futuros técnicos superiores qualificados desempenharem funções diversas na área dos cuidados ao idoso, bem como exercerem a coordenação e chefia de equipas e serviços especializados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica conjunta sobre as diversas temáticas abordadas, elaboração e discussão de trabalhos de grupo orientado.
Os estudantes farão grupos no máximo de três elementos. A avaliação contínua será constituída pela média dos diversos trabalhos realizados em Grupo, apresentação e discussão, com ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a dar resposta aos objetivos formulados, as metodologias a utilizar nesta UC, irão privilegiar metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem, centradas na reflexão e análise das diferentes tematicas, da apresentação das mesmas ao grupo, visando formar técnicos superiores, capazes de, em equipa multidisciplinar e mediante supervisão, avaliar necessidades, planear a intervenção, mobilizar recursos adequados, e intervir junto das faixas etárias mais envelhecidas da população, particularmente as que apresentam maior vulnerabilidade biopsicosocial.
Bibliografia:
•Barbara K. Timby (2014). Conceitos e Habilidades Fundamentais no Atendimento de Enfermagem; 10ª Edição, ArtMed Editora.
•Direção Geral de Saúde. Programa Nacional para a Saúde de Pessoas Idosas.
•Ferreira, M; Ferreira C. (2018). Intervenções e Procedimentos em Enfermagem. Lisboa: Lidel. ISBN 9789897523267
•Potter P.; Perry A. (2009). Fundamentos de Enfermagem. 7 ª Ed.; Lusiciência, Loures
•Portugal, Ministério da Saúde (2012). Programa Nacional de Prevenção de Acidentes. Projeto: COM MAIS CUIDADO. Prevenção de Acidentes Domésticos com Pessoas Idosas
•Stanhope M; Lancaster J. (2010). Enfermagem Comunitária – Promoção da Saúde de Grupos, Famílias e Indivíduos; Lusociência, 4.ª ed.;