Unidade Curricular:Código:
Fundamentos sobre Farmacologia da Pessoa Idosa 1006FFPI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular tem como objectivos a aquisição de conhecimentos de farmacologia e terapêutica e a adaptação destes conhecimentos à prática do técnico:
O1. Conhecer o papel do técnico na área da Farmacologia e medicação
O2. Aquisição de conhecimentos dos principais grupos farmacoterapêuticos
O3. Conhecimento geral de parâmetros farmacocinéticos clínicos
O4. Conhecimento e aprendizagem da comunicação dos efeitos adversos aos idosos
O5. Interligação dos vários grupos de fármacos para a possibilidade de interacções medicamentosas e reacções adversas nos idosos
O6. Reconhecer o problema da polimedicação no idoso e monitorizar iniciativas de automedicação
O7. Adequação da linguagem do técnico para a promoção da adesão do idoso e da sua família à terapêutica
O8. Adquirir conhecimentos na área que lhe permitam conceber e desenvolver ações de educação e saúde, assim como, integrar equipas técnicas multidisciplinares nas áreas de intervenção relativas aos idosos
Conteúdos Programáticos:
CP1. Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento.
CP2. Vias de administração e formas farmacêuticas.
CP3. Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica.
CP4. Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos.
CP5. Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, antidepressivos e psicoestimulantes e drogas de abuso.
CP6. Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, anti-inflamatórios não esteroides e paracetamol.
CP7. Fármacos antihipertensores.
CP8. Interacções medicamentosas, e reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância.
CP9. Aspectos particulares da farmacologia no idoso.
CP10. Fontes de informação sobre fármacos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de FUNDAMENTOS SOBRE FARMACOLOGIA DA PESSOA IDOSA proporcionam aos estudantes a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções junto dos idosos na área da Farmacologia e Terapêutica.
Os conteúdos de farmacologia geral e ainda o estudo dos diversos grupos farmacoterapêuticos (conteúdos programáticos CP1 a CP8) permitiram atingir os objetivos O1, O2, O3, O4, O5 e O6. A exposição de matéria sobre aspectos particulares dos idosos, assim como fontes de informação de fármacos (conteúdos programáticos CP9 e CP10), permitem ao aluno atingir os objectivos O7 e O8.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia de ensino
M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula.
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos.
M3: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes.
M4: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno.
Avaliação
Os alunos serão avaliados com dois testes escritos (1 hora cada), com uma contribuição de 95% para a nota final. Além disso, será avaliado o desempenho em sala de aula, em particular a resolução de fichas formativas, com um peso de 5% para a nota final. Caso a média das duas provas escritas seja inferior a 9,5 o aluno estará automaticamente inscrito no exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1 a O6. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos – Visa atingir O7 e O8. M3: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes – Visa atingir todos os objectivos. M4: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno – Visa atingir todos os objectivos.
Bibliografia:
1. Rang and Dale's pharmacology, JM Ritter, RJ Flower, G Henderson, YK Loke, D MacEwan, HP Rang (Eds), 9th edition, Elsevier, 2019.
2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014.
3. Basic & Clinical Pharmacology, BG Katzung (Ed), 14th edition, McGraw-Hill Education, 2018.
4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, R Hilal-Dandan, BC Knollmann (Eds), 13th edition, McGraw-Hill Education, 2018.