Unidade Curricular: | Código: | ||
Fundamentos sobre Farmacologia da Pessoa Idosa | 1006FFPI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular tem como objectivos a aquisição de conhecimentos de farmacologia e terapêutica e a adaptação destes conhecimentos à prática do técnico: O1. Conhecer o papel do técnico na área da Farmacologia e medicação O2. Aquisição de conhecimentos dos principais grupos farmacoterapêuticos O3. Conhecimento geral de parâmetros farmacocinéticos clínicos O4. Conhecimento e aprendizagem da comunicação dos efeitos adversos aos idosos O5. Interligação dos vários grupos de fármacos para a possibilidade de interações medicamentosas e reações adversas nos idosos O6. Reconhecer o problema da polimedicação no idoso e monitorizar iniciativas de automedicação O7. Adequação da linguagem do técnico para a promoção da adesão do idoso e da sua família à terapêutica O8. Adquirir conhecimentos na área que lhe permitam conceber e desenvolver ações de educação e saúde, assim como, integrar equipas técnicas multidisciplinares nas áreas de intervenção relativas aos idosos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento. CP2. Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica. CP3. Vias de administração e formas farmacêuticas. CP4. Farmacodinamia e mecanismos gerais de ação dos fármacos. CP5. Fármacos utilizados no controlo da dor: anti-inflamatórios não esteroides e paracetamol. CP6. Fármacos com acção no sistema nervoso central: opioides e drogas de abuso, sedativos e hipnóticos, antidepressivos. CP7. Fármacos antihipertensores. CP8. Interacções medicamentosas, e reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância. CP9. Aspectos particulares da farmacologia no idoso. CP10. Fontes de informação sobre fármacos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de FUNDAMENTOS SOBRE FARMACOLOGIA DA PESSOA IDOSA proporcionam aos estudantes a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções junto dos idosos na área da Farmacologia e Terapêutica. Os conteúdos de farmacologia geral e ainda o estudo dos diversos grupos farmacoterapêuticos (conteúdos programáticos CP1 a CP8) permitiram atingir os objetivos O1, O2, O3, O4, O5 e O6. A exposição de matéria sobre aspectos particulares dos idosos, assim como fontes de informação de fármacos (conteúdos programáticos CP9 e CP10), permitem ao aluno atingir os objectivos O7 e O8. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia de ensino M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos. M3: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes. M4: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno. Avaliação Os alunos serão avaliados com dois testes escritos (1 hora cada), com uma contribuição de 95% para a nota final. Além disso, será avaliado o desempenho em sala de aula, em particular a resolução de fichas formativas, com um peso de 5% para a nota final. Caso a média das duas provas escritas seja inferior a 9,5 o aluno estará automaticamente inscrito no exame. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1 a O6. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos – Visa atingir O7 e O8. M3: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes – Visa atingir todos os objectivos. M4: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno – Visa atingir todos os objectivos. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Rang and Dale's pharmacology, J Ritter, R Flower, G Henderson, Y Loke, D MacEwan e H Rang. (Eds), 9th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2019. ISBN: 9780702074486. [2] Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura e P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014. ISBN: 9789720017949. [3] Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, L Brunton, B Knollmann e R Hilal-Dandan (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2018. ISBN: 9781259584732. [4] Guia farmacológico para enfermeiros. AH Vallerand, JH Deglin, 10º Edição. Lusodidacta, 2009. ISBN: 9789898075680. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Adriana Pimenta (apimenta@ufp.edu.pt) |