Unidade Curricular:Código:
Técnicas de Comunicação1097TCOM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGestão Administrativa em Contexto Clínico5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
- Compreender o método científico e saber distingui-lo de outras formas de produção de conhecimento.
- Dominar as técnicas de investigação e de produção com vista à correta execução do trabalho científico.
- Desenvolver competências estruturantes de natureza teórico-prática que permitam ao estudante conhecer e aplicar estruturas discursivas utilizáveis na sua área de formação.
- Conhecer as aplicações informáticas mais comuns e formas de pesquisa na internet.
Conteúdos Programáticos:
- Método científico e metodologia do trabalho científico.
- Leitura, recolha e tratamento de informações.
- Produção escrita - as fases da composição e as tipologias textuais.
- Introdução aos computadores e aplicações: Introdução ao sistema operativo MS Windows.
- Processamento de texto: Microsoft Word; Folha de cálculo: Microsoft Excel; Apresentações multimédia: Microsoft PowerPoint.
- Redes de computadores e serviços de Internet: pesquisa de Informação na Internet.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular introduzem conceitos fundamentais sobre o método científico de modo a permitir ao aluno reconhecer e distinguir as várias formas de produção de conhecimento na sociedade contemporánea. A aquisição dos conhecimentos teóricos e teórico-práticos visa a tornar o estudante capaz de não apenas identificar pressupostos metodológicos em trabalhos científicos e publicações dos media como também elaborar textos de comunicação científica. Em termos laboratoriais, o aluno deverá ser capaz de utilizar os principais softwares para escrita, cálculo e apresentação de conteúdos de modo a materializar seus projetos académicos em documentos digitais compartilháveis.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e baseadas em oficinas de produção de texto e de aprendizagem de recursos informáticos, além de simulação de seminários de apresentação científica. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (25%), um momento de apresentação de caráter científico (25%) e a elaboração de um paper académico simplificado (50%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como oficinas de softwares, de leitura e de redação de textos científicos, permite ao estudante adquirir conceitos fundamentais sobre a estrutura dos textos científicos e sobre o funcionamento das principais aplicações e bases de dados utilizados pela comunidade académica. A simulação de apresentações em painéis científicos auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, postura e capacidade de comunicação dos estudantes.
Bibliografia:
- Burke, P. (2003). Uma história social do conhecimento 1: de Gutenberg a Diderot. Editora Schwarcz-Companhia das Letras.
- Burke, P. (2012). Uma história social do conhecimento 2: da Enciclopédia à Wikipédia. Editora Schwarcz-Companhia das Letras.
- de Sousa Santos, B. (2018). Um discurso sobre as ciências. Cortez Editora.
- Milhhollon, M., & Murray, K. (2002). Microsoft Word. Microsoft Press.
- Pilati, R. (2018). Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. Editora Contexto.
- Rei, J. E. (1994). A escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto: Porto Editora.
- Stinson, C., & Dodge, M. (2002). Microsoft Excel. Microsoft Press.
- Universidade Fernando Pessoa. Manual de Estilo de Elaboração de Monografia [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt