Unidade Curricular: | Código: | ||
Saúde Pública: Epidemiologia e Profilaxia | 1097SPEP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gestão Administrativa em Contexto Clínico | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1.Identificar estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde; 2.Descrever os conceitos e objetivos da epidemiologia e da profilaxia; 3.Interpretar os indicadores de saúde e demográficos; 4.Analisar as principais políticas de saúde à luz dos indicadores de saúde das populações e medidas de profilaxia; 5.Integrar os conhecimentos sobre epidemiologia e profilaxia no atendimento à pessoa; Competências: 1.Nomeia estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde; 2.Descreve conceitos e objetivos da epidemiologia e da profilaxia; 3.Interpreta os indicadores de saúde e demográficos; 4.Analisa as principais políticas de saúde à luz dos indicadores de saúde das populações e medidas de profilaxia; 5.Incorpora os conhecimentos sobre epidemiologia e profilaxia no atendimento à pessoa | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.A saúde no mundo e em Portugal: 1.1. Abordagem concetual e contextual da saúde pública 1.2. Determinantes da saúde. 2.Epidemiologia: Conceito, objetivos, área de atuação, usos e evolução histórica; 3.Conquistas da epidemiologia e principais estudos; 4.Saúde e doença: 4.1. causalidade; 4.2. história natural da doença; 4.3. medições da ocorrência de doenças; 4.4. população em risco, incidência e prevalência; 4.5. mortalidade; taxas de mortalidade; incapacidade; indicadores de saúde. 5. Epidemiologia e prevenção: Níveis de prevenção; 6.Doenças transmissíveis: 6.1. doenças epidémicas e endémicas; infeções (re)emergentes. 6.2. Profilaxia: Conceitos básicos de profilaxia geral; 7.Vacinação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da UC, habilitem os estudantes com conhecimentos teórico-práticos, em matéria de Saúde Pública: Epidemiologia e Profilaxia, contribuindo para a aquisição de competências que permitam aos futuros técnicos superiores qualificados desempenharem funções diversas na área Administrativa em Contexto Clínico, bem como exercerem a coordenação e chefia de equipas e serviços especializados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica conjunta sobre as diversas temáticas abordadas, elaboração e discussão de trabalhos de grupo orientado. Os estudantes farão grupos no máximo de três elementos. A avaliação contínua será constituída pela média dos diversos trabalhos realizados em Grupo, apresentação e discussão, com ponderação de 40% e realização de frequência escrita com ponderação de 60%; | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a dar resposta aos objetivos formulados, as metodologias a utilizar nesta UC, irão privilegiar metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem, centradas na reflexão e análise das diferentes temáticas, da apresentação das mesmas, visando formar técnicos superiores, capazes de, em equipa multidisciplinar e mediante supervisão, avaliar necessidades, planear a intervenção, mobilizar recursos adequados, e intervir junto da população. | |||
Bibliografia: | |||
1.Castro, A. e. (2003). O ambiente e a saúde. Lisboa: Instituto Piaget. Piaget. 2.Fronteira, I. (2018). Manual de Epidemiologia. Almedina (1ª ed.). Lisboa: Almedina. 3.Gusmão, J. D., & Filho, W. M. (2015). Epidemiologia Aplicada à Saúde Pública (1ª ed.). (M. C. Gerais, Ed.) Montes Claros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 4.Jeanette Lancaster, M. S. (2011). Enfermagem de saúde pública: Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População. (7ª ed.). Loures: Lusodidacta. 5.R. Bonita, R. B. (2010). Epidemiologia Básica (2ª ed.). Organização Mundial da Saúde. |