Unidade Curricular:Código:
Saúde Pública: Epidemiologia e Profilaxia1097SPEP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGestão Administrativa em Contexto Clínico4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1.Identificar estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde;
2.Descrever os conceitos e objetivos da epidemiologia e da profilaxia;
3.Interpretar os indicadores de saúde e demográficos;
4.Analisar as principais políticas de saúde à luz dos indicadores de saúde das populações e medidas de profilaxia;
5.Integrar os conhecimentos sobre epidemiologia e profilaxia no atendimento à pessoa;
Competências:
1.Nomeia estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde;
2.Descreve conceitos e objetivos da epidemiologia e da profilaxia;
3.Interpreta os indicadores de saúde e demográficos;
4.Analisa as principais políticas de saúde à luz dos indicadores de saúde das populações e medidas de profilaxia;
5.Incorpora os conhecimentos sobre epidemiologia e profilaxia no atendimento à pessoa
Conteúdos Programáticos:
1.A saúde no mundo e em Portugal:
1.1. Abordagem concetual e contextual da saúde pública
1.2. Determinantes da saúde.
2.Epidemiologia: Conceito, objetivos, área de atuação, usos e evolução histórica;
3.Conquistas da epidemiologia e principais estudos;
4.Saúde e doença:
4.1. causalidade;
4.2. história natural da doença;
4.3. medições da ocorrência de doenças;
4.4. população em risco, incidência e prevalência;
4.5. mortalidade; taxas de mortalidade; incapacidade; indicadores de saúde.
5. Epidemiologia e prevenção: Níveis de prevenção;
6.Doenças transmissíveis:
6.1. doenças epidémicas e endémicas; infeções (re)emergentes.
6.2. Profilaxia: Conceitos básicos de profilaxia geral;
7.Vacinação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da UC, habilitem os estudantes com conhecimentos teórico-práticos, em matéria de Saúde Pública: Epidemiologia e Profilaxia, contribuindo para a aquisição de competências que permitam aos futuros técnicos superiores qualificados desempenharem funções diversas na área Administrativa em Contexto Clínico, bem como exercerem a coordenação e chefia de equipas e serviços especializados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica conjunta sobre as diversas temáticas abordadas, elaboração e discussão de trabalhos de grupo orientado.
Os estudantes farão grupos no máximo de três elementos. A avaliação contínua será constituída pela média dos diversos trabalhos realizados em Grupo, apresentação e discussão, com ponderação de 40% e realização de frequência escrita com ponderação de 60%;
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a dar resposta aos objetivos formulados, as metodologias a utilizar nesta UC, irão privilegiar metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem, centradas na reflexão e análise das diferentes temáticas, da apresentação das mesmas, visando formar técnicos superiores, capazes de, em equipa multidisciplinar e mediante supervisão, avaliar necessidades, planear a intervenção, mobilizar recursos adequados, e intervir junto da população.
Bibliografia:
1.Castro, A. e. (2003). O ambiente e a saúde. Lisboa: Instituto Piaget. Piaget.
2.Fronteira, I. (2018). Manual de Epidemiologia. Almedina (1ª ed.). Lisboa: Almedina.
3.Gusmão, J. D., & Filho, W. M. (2015). Epidemiologia Aplicada à Saúde Pública (1ª ed.). (M. C. Gerais, Ed.) Montes Claros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.
4.Jeanette Lancaster, M. S. (2011). Enfermagem de saúde pública: Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População. (7ª ed.). Loures: Lusodidacta.
5.R. Bonita, R. B. (2010). Epidemiologia Básica (2ª ed.). Organização Mundial da Saúde.