Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão, Economia e Direitos em Cuidados de Saúde | 1097GEDC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Gestão Administrativa em Contexto Clínico | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conferir aos alunos a capacidade de: OA1. Identificar tendências de gestão em Saúde; OA2. Descrever dinâmicas de políticas de saúde; OA3. Distinguir entre problemas no âmbito da Macroeconomia e da Microeconomia; OA4. Perceber a utilidade da utilização do modelo da procura e da oferta de mercado; OA5. Aferir da utilidade/aplicabilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde; OA6. Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde; OA7. Ser capaz de interpretar os diferentes diplomas legais referentes à Saúde; OA8. Analisar criticamente a gestão das organizações de saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. O Estudo do setor da saúde: Tendências internacionais CP2. Modelos de Gestão em Saúde: os vários níveis de prestação dos cuidados de saúde CP3. Procura, Oferta e Equilíbrio de mercado da saúde CP4. Aplicabilidade e utilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde CP5. O Estado de Welfare e a generalização do direito à saúde: o Serviço Nacional de Saúde CP6. Direitos e deveres do utente no Serviço Nacional de Saúde | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1. e CP2. >>> - identificar tendências - perceber a forma de tomar decisões em gestão em saúde, - distinguir entre problemas no âmbito da Macroeconomia e da Microeconomia, - distinguir entre a análise positiva e a análise normativa, CP3. >>> perceber a utilidade da utilização do modelo da procura e da oferta de mercado. CP4. >>> perceber a utilidade/aplicabilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde. CP5. >>> Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde. CP6. >>> Ser capaz de interpretar os diferentes diplomas legais referentes à Saúde. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1. A exposição dos conteúdos teóricos é feita com recurso a exemplos de forma a melhor perceber as aplicações práticas dos conceitos. Estes recursos são todos disponibilizados aos estudantes. M2. A avaliação é contínua aliando a participação oral dos estudantes e um teste: - desempenho na discussão e aprendizagem activa dos estudantes (com um peso de 50%); - o teste incidindo na avaliação dos CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, e CP6 (com um peso de 50%). O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A combinação de uma metodologia expositiva com recurso a pequenos exemplos de aplicação resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC). | |||
Bibliografia: | |||
International Journal of Healthcare Management: https://www.tandfonline.com/toc/yjhm20/current Mankiw, N.G. (2014). Introdução à Economia. Tradução da 6ª edição Norte-americana. Cengage Learning. Morais, L. (2012). Liderança e estratégia – Casos de inovação nas organizações de saúde. Lisboa: Escolar Editora. Porter, M. e Lee, T. (2013). The Big Idea: The Strategy That Will Fix Health Care, Harvard Business Review. Shortell, S. e Kaluzny, A. (2000). Health care management: organization design and behaviour, 4th. Columbia: Delmar. Cordeiro, Silvério. (2010). Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias Público-Privadas. Lisboa: Universidade Lusíada Editora. Barros, P. (2013). Economia da Saúde: Conceitos e Comportamentos. 3ª Edição. Coimbra: Edições Almedina. Lei n.º 15/2014, de 21 de março com as respectivas alterações |