Unidade Curricular: | Código: | ||
Expressão Escrita | 1097EXPE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Gestão Administrativa em Contexto Clínico | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Adequar a produção verbal escrita a diferentes situações de comunicação. - Identificar os elementos da frase em português e usá-los com correção na produção de enunciados verbais diversos. - Elaborar com correção linguística e estrutural documentos escritos de uso no quotidiano profissional. - Distinguir informação acessória de informação essencial na interpretação de textos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
- Produção verbal em português: da frase ao texto. - A frase: elementos constitutivos. - Mecanismos de coesão e coerência. - Produção escrita: documentos de suporte ao quotidiano profissional: CV e carta de apresentação; Relatório; Procedimentos e manuais; Correspondência profissional. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão estruturados para fornecer bases linguísticas conceituais ao aluno, de modo a permitir que tenha mais segurança e competência tanto na leitura/análise de textos como na redação/composição de documentos de variados graus de complexidade, do e-mail ao relatório académico e/ou profissional. Pretende-se que o aluno assim seja capaz de reconhecer e distinguir as várias formas de produção textual e de elaborar textos com coesão e coerência. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino prioritariamente ativas (PBL – Project Based Learning), em que os alunos são instigados a cumprir desafios de recolha de dados, leitura, interpretação de textos e, finalmente, composição. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de exame escrito (25%), no qual será cobrada a leitura e interpretação de textos de diferentes características, um momento de redação de textos de géneros curtos (25%), e mais dois momentos (25% e 25%) de redação de textos mais longos e complexos, como a carta de apresentação e a introdução a um relatório científico. Para o sucesso da disciplina, é fundamental criar um espaço acolhedor, em que os alunos se sintam à vontade para compartilhar a produção textual sem medo de cometer erros – e de aprender com eles. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino, centrada principalmente em oficinas de leitura e discussão de textos, seguidas por exercícios de redação e composição, permite ao estudante adquirir conceitos fundamentais sobre a estrutura de variados géneros textuais enquanto os pratica com regularidade. A manutenção de um espaço seguro e tranquilizador ao aluno durante todo o processo, no qual ele possa expressar suas opiniões e dúvidas acerca da própria produção e da produção alheia – seja dos colegas, seja de textos de jornal, revistas científicas ou autores consagrados – sem medo de repreensão, mas no espírito de uma aprendizagem crítica, contínua e para a vida inteira, auxilia no desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes. | |||
Bibliografia: | |||
Câmara, J., & Matoso, J. (2002). Manual de Expressão Oral e Escrita. Petrópolis: Vozes. Cunha, C., & Cintra, L. (1998). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa. Estrela, E. et al. (2006). Saber Escrever. Lisboa: D. Quixote. Madeira, A. C., & Abreu, M. M. (2004). Comunicar em Ciência. Lisboa: Escolar Editora. Mateus, M. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho. Peres, J., & Móia, T. (2003). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho. Rei, J. E . (2003). Curso de Redacção I - A Frase. Porto: Porto Editora. Rei, J. E. (2000). Curso de Redacção II - O Texto. Porto: Porto Editora. Rego, A. (2013). Comunicação Pessoal e Organizacional. Lisboa: Sílabo. Universidade Fernando Pessoa. Manual de Estilo de Elaboração de Monografia [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt |