Unidade Curricular: | Código: | ||
e-Saúde | 1097ESAU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gestão Administrativa em Contexto Clínico | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecer e refletir criticamente sobre as tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s) e a sua utilização no setor da saúde. Estudar os conceitos e fundamentos de E-saúde, mHealth e de sistemas de informação e da gestão estratégica da informação em saúde. Desenvolver nos estudantes uma compreensão do papel das TIC’s e dos sistemas de informação nas organizações de prestação de cuidados de saúde e na sua relação com os seus diferentes públicos. Promover a aquisição de conhecimentos e competências: no âmbito da orientação do utente no registo de saúde eletrónico; na utilização de sistemas de informação em saúde; do foro administrativo no domínio da telemedicina; elementares acerca da mHealth. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O papel das TICs na sociedade e na área da saúde 1.1 Identificar conceitos e terminologia relacionados com as TICs. 1.2 Os utilizadores. 1.3 As tecnologias. 2. Os sistemas de informação: conceito, objetivos e fundamentos. 3. E-saúde: conceito, objetivos e fundamentos. 4. mHealth: conceito, objetivos e fundamentos. 5. O registo de saúde eletrónico 5.1 Bases de dados; 5.2 Tabelas, Registos e Campos; 5.3 Tipos de campos; 5.4 Chaves Primárias; 5.5 Questões à Base de Dados; 5.6 Entidades e Relacionamentos. 6. O processo administrativo em telemedicina 6.1 O desenho da solução do ponto de vista do utente; 6.2 As diferentes soluções tecnológicas; 6.3 Criação de documentos e bases de dados; 6.4 Comunicação com os utentes e profissionais de saúde; 6.5 Avaliação da satisfação dos intervenientes. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre as TICs, E-saúde, mHealth e os sistemas de informação, assim como, a compreensão crítica e reflexiva dos campos de conhecimento em questão, os primeiros pontos do programa centram-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento. No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio das TICs e dos sistemas de informação, os pontos 5 a 6 garantem o domínio de ferramentas para a criação de conteúdos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem. O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui, um teste escrito [correspondendo a 50% (cinquenta por cento) da nota], micro trabalhos individuais práticos com a correspondente apresentação oral [correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota], e a qualidade da participação nas aulas e sessões tutoriais [correspondendo a 10% (dez por cento) da nota]. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo. Aos estudantes é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital. | |||
Bibliografia: | |||
André, S., & Ribeiro, P. (2020). E-health: as TIC como mecanismo de evolução em saúde. Gestão E Desenvolvimento, (28), 95-116. [Em linha]. Disponível em 09/09/2020].(b-on) DeLone, W., & McLean, E. (2003). The DeLone and McLean Model of Information Systems Success: A Ten-Year Update. Journal of Management Information Systems, 19(4), 9-30. (b-on) Marin, H.F. (2010). Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. Journal of Health Informatics Jan-Mar; 2 (1): 20-4. [Em linha]. [Consultado em 09/09/2020]. Matos, A.A. e Nunes, A. M. (2018). Tecnologias da informação e comunicação no sistema de saúde Português. Journal of Health Informatics Jan-Mar; 10 (1): 30-4. [Em linha].[Consultado em 09/09/2020]. U.S. Digital Service (s/d). The Digital Services Playbook — from the U.S. Digital Service. [Em linha]. Disponível em |