Unidade Curricular:Código:
e-Saúde1097ESAU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGestão Administrativa em Contexto Clínico5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer e refletir criticamente sobre as tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s) e a sua utilização no setor da saúde. Estudar os conceitos e fundamentos de E-saúde, mHealth e de sistemas de informação e da gestão estratégica da informação em saúde. Desenvolver nos estudantes uma compreensão do papel das TIC’s e dos sistemas de informação nas organizações de prestação de cuidados de saúde e na sua relação com os seus diferentes públicos.
Promover a aquisição de conhecimentos e competências: no âmbito da orientação do utente no registo de saúde eletrónico; na utilização de sistemas de informação em saúde; do foro administrativo no domínio da telemedicina; elementares acerca da mHealth.
Conteúdos Programáticos:
1. O papel das TICs na sociedade e na área da saúde
1.1 Identificar conceitos e terminologia relacionados com as TICs.
1.2 Os utilizadores.
1.3 As tecnologias.
2. Os sistemas de informação: conceito, objetivos e fundamentos.
3. E-saúde: conceito, objetivos e fundamentos.
4. mHealth: conceito, objetivos e fundamentos.
5. O registo de saúde eletrónico
5.1 Bases de dados;
5.2 Tabelas, Registos e Campos;
5.3 Tipos de campos;
5.4 Chaves Primárias;
5.5 Questões à Base de Dados;
5.6 Entidades e Relacionamentos.
6. O processo administrativo em telemedicina
6.1 O desenho da solução do ponto de vista do utente;
6.2 As diferentes soluções tecnológicas;
6.3 Criação de documentos e bases de dados;
6.4 Comunicação com os utentes e profissionais de saúde;
6.5 Avaliação da satisfação dos intervenientes.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre as TICs, E-saúde, mHealth e os sistemas de informação, assim como, a compreensão crítica e reflexiva dos campos de conhecimento em questão, os primeiros pontos do programa centram-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento.
No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio das TICs e dos sistemas de informação, os pontos 5 a 6 garantem o domínio de ferramentas para a criação de conteúdos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem.
O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui, um teste escrito [correspondendo a 50% (cinquenta por cento) da nota], micro trabalhos individuais práticos com a correspondente apresentação oral [correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota], e a qualidade da participação nas aulas e sessões tutoriais [correspondendo a 10% (dez por cento) da nota].
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo. Aos estudantes é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital.
Bibliografia:
André, S., & Ribeiro, P. (2020). E-health: as TIC como mecanismo de evolução em saúde. Gestão E Desenvolvimento, (28), 95-116. [Em linha]. Disponível em [Consultado em
09/09/2020].(b-on)
DeLone, W., & McLean, E. (2003). The DeLone and McLean Model of Information Systems Success: A Ten-Year Update. Journal of Management Information Systems, 19(4), 9-30. (b-on)
Marin, H.F. (2010). Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. Journal of Health Informatics Jan-Mar; 2 (1): 20-4. [Em linha]. [Consultado em 09/09/2020].
Matos, A.A. e Nunes, A. M. (2018). Tecnologias da informação e comunicação no sistema de saúde Português. Journal of Health Informatics Jan-Mar; 10 (1): 30-4. [Em linha].[Consultado em 09/09/2020].
U.S. Digital Service (s/d). The Digital Services Playbook — from the U.S. Digital Service. [Em linha]. Disponível em [Consultado em 15 de janeiro de 2021]