Unidade Curricular: | Código: | ||
Projecto e Estágio Profissionalizante II | 161PRE2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Fisioterapia | 30 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 390 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de realizar individualmente um projecto de graduação, sobre um tema relevante na área da Fisioterapia, experimental/revisão/ compreenda os instrumentos de análise indutiva SPSS) e apresente sob a forma de artigo de acordo com as normas da UFP. Em Estágio, o aluno deverá ter sempre presente a perspectiva de que os cuidados podem/devem englobar o cliente, a família, o grupo e a comunidade e para que se torne um Fisioterapeuta capaz na área da prestação e da gestão dos cuidados. O aluno deverá ser capaz de identificar e executar as diferentes técnicas, conhecer as suas indicações e contra-indicações, assim como integrar o conhecimento formulando um raciocínio clínico adequado. Em Estágio, o aluno deverá ter sempre presente a perspectiva de que os cuidados podem/devem englobar o cliente, a família, o grupo e a comunidade e para que se torne um Fisioterapeuta. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1-Execução do Projecto final de graduação, Selecção e definição de um problema de investigação e das referências bibliográficas, Formulação de objectivos e hipóteses de estudo. Tipo de investigação. Análise dos dados e sua interpretação. Componentes de um artigo cientifico. E defesa publica do projecto de graduação final. 2- Estágio, Compreender o funcionamento e dinâmica do serviço; Estabelecer relações terapêuticas; Desenvolver estratégias de educação para a saúde; Prestar cuidados globais; Executar com correcção as normas aprendidas; Demonstrar conhecimentos teóricos e ser capaz de os integrar na prática clínica; Compreender a organização e priorização dos cuidados; Aplicar as metodologias de registo das práticas de Fisioterapia; Demonstrar capacidade de integração e relacionamento com a equipa pluridisciplinar; Demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas; Integrar os conhecimentos de ética e de deontologia profissional na prática dos cuidados. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Teórico-práticas: Ao transmitir conhecimentos e fomentar a discussão sobre as metodologias de investigação científica, normas de elaboração de projecto de investigação e metodologia descritiva e indutiva de análise de dados possibilita-se que os alunos adquiram a capacidade de analisar criticamente este processo e fomentar o futuro desenvolvimento profissional na elaboração do seu projecto de graduação final. Estágio: Ao possibilitar a prática clínica pretende-se que o aluno no estágio adquira um raciocínio clínico fundamentado de forma a ser capaz de seleccionar e executar as diferentes técnicas referentes às diferentes unidades lectivas de forma adequada a cada caso clínico. O aluno deverá identificar as indicações e contra-indicações das técnicas seleccionadas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teórico-práticas: as temáticas abordadas serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão dos temas. Estas aulas visam a aquisição por parte dos alunos de conhecimentos teórico-práticos que sustentem os métodos de investigação em fisioterapia. A avaliação dos conhecimentos será efectuada através de uma avaliação teórica e a formulação do projecto de graduação final com a sua apresentação pública.Estágio: Compreende prática clínica supervisionada onde os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos. A avaliação compreenderá a prestação prática do aluno, a elaboração de um dossier de estágio e com a análise aprofundada de estudos de caso. A forma de avaliação será contínua nas aulas teórica/praticas de projecto (20%), pela performance do aluno em estágio e dossier de estágio (40%) e a apresentação projeto (40%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Teórico-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos da os métodos de investigação em fisioterapia de forma orientada e tutorialmente Estagio: Através da prática clínica supervisionada os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos, formulando um raciocínio clínico adequado que lhes permitam avaliar e tratar pacientes em situações clínicas reais de uma forma cada vez mais autónoma. | |||
Bibliografia: | |||
Fortin MF (1999). O Processo de Investigação. Lusociência, Loures. Hicks,CM (2006) "Métodos de Investigação para Terapeutas Clínicos – Concepção de Projectos de Aplicação e Análise", Lusociência – Edições Técnicas e Científicas. Hill MM e Hill A (2000). Investigação por Questionário. Edições Sílabo Lda, 1ª edição. Lisboa. Maroco, João (2007) Análise estatística – com utilização do SPSS. Edições Silabo, 3ª edição. |