Unidade Curricular:Código:
Patologia III1025PAT3
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaFisioterapia7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português91
Objectivos de Aprendizagem:
Contribuir para a formação global, que permita avaliar o doente como um todo
Analisar a aplicabilidade dos conhecimentos a situações específicas
Estimular a capacidade de investigação e trabalho em equipa
NEUROLOGIA:
O1 – Adquirir conhecimentos básicos sobre síndromes, d. neurológicas e provas do exame neurológico
O2 - Reconhecer e interpretar alterações semiológicas
O3 - Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias neurológicas
REUMATOLOGIA:
04 – Aprofundar conhecimentos sobre anatomofisiopatologia do sistema músculo-esquelético
05 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias reumatológicas
PATOLOGIA GENITO URINARIA E OBSTETRICIA
06 – Fornecer os fundamentos de reabilitação do pavimento pélvico no tratamento e prevenção da incontinência urinária
PATOLOGIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA
07 – Aprofundar conhecimentos básicos sobre anatomofisiologia do sistema osteoarticular aplicado à Orto-Traumatologia
08 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias ortopédica
Conteúdos Programáticos:
NEUROLOGIA
CP 1. Anatomofisiologia do SN; exame neurológico; síndromes e doenças neurológicas
CP 2. D. vascular cerebral
CP 3. D. inflamatórias/desmielinizantes
CP 4. D. neurodegenerativas
CP 5. D. da medula espinhal
CP 6. D. neuromusculares
REUMATOLOGIA
CP 7. Introdução e classificação das doenças reumáticas. Artrite Reumatóide
CP 8. Artropatias seronegativas
CP 9. Osteoartrose. Osteoporose
CP 10. D. tecido conjuntivo
CP 11. Artropatias microcristalinas, infeciosas e reativas
CP 12. Síndromes de Dor Crónica. Fibromialgia
PATOLOGIA GENITO-URINÁRIA E OBSTÉTRICA
CP 13. Anatomofisiologia da pelve e períneo
CP 14. Disfunções do pavimento pélvico. Incontinência urinária
CP 15. Gravidez e parto
ORTO-TRAUMATOLOGIA
CP 16. Patologia ortopédica e traumática da coluna vertebral
CP 17. Traumatologia do membro superior
CP 18. Patologia ortopédica do membro Superior
CP 19. Traumatologia do membro Inferior
CP 20. Patologia ortopédica do membro Inferior
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) dos 4 módulos da unidade curricular, no sentido de promover junto dos alunos a aquisição de conhecimentos sobre as doenças, limitações e a dependência que lhes podem advir, e desenvolver as competências dos futuros fisioterapeutas no estabelecimento de planos individualizados para cada doente, encarado no seu todo, integrados em equipas multidisciplinares. Assim:
CP1 - O1 e O2
CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 – O3
CP7 - O4
CP8, CP9, CP10, CP11, CP12 – O5
CP13, CP14, CP15 – O6
CP16, CP17, CP18, CP19, CP20 – O7 e O8
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva e participativa, com recurso a iconografia variada – slides, neuroimagem, vídeos, fotografias, discussão de casos, pesquisa bibliográfica, observação de cirurgias ortopédicas. Em cada módulo a avaliação é contínua, com um teste escrito cotado de 0 a 20, podendo ser a classificação ponderada pela assiduidade, participação e postura nas aulas. A avaliação final da UC com nota positiva requer média ponderada dos 4 módulos igual a 10, com exigência de notas mínimas parciais de 10 em pelo menos 3 módulos, podendo ser aceite uma nota de 8 num dos módulos, desde que a ponderação final seja 10. A ponderação resulta da carga horária semanal: Neurologia (38%), Ortopedia (38%), Reumatologia (14%) e Génito-Urinária e Obstétrica (10%). Irão a exame de final de semestre os alunos que não atingirem o resultado acima, devendo incluir conteúdos de cada módulo, exceto se for obtida nota negativa em 1 ou 2 módulos, caso em que serão avaliados por exame apenas nesses módulos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teórico-práticas, caracterizadas por metodologias expositivas mas também pelo desenvolvimento de dinâmicas de caráter mais participativo, facilitam a aquisição e o relacionamento de conceitos e a aplicabilidade dos conhecimentos no âmbito de atuação do fisioterapeuta, nomeadamente ao nível da identificação, avaliação e intervenção, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e estruturado, com ligação à prática profissional. Deste modo, considera-se que o carácter amplo das metodologias de ensino adotadas, com recurso à apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, à observação de meios complementares de diagnóstico, à observação de cirurgias, à discussão de casos clínicos, bem como a orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica, está de acordo com a aprendizagem dos aspetos práticos gerais das patologias principais de diferentes sistemas do organismo, sendo coerentes com os objetivos definidos para esta unidade curricular.
Bibliografia:
Sá MJ (2014). Neurologia Clínica. Compreender as Doenças Neurológicas (2ª edição).
Vanderah T and Gould DJ (2015). Nolte's The Human Brain: An Introduction to its Functional Anatomy, 7th ed. Elsevier.
Fauci AS, Braunwald E, Kasper DL et al (2016). Harrison’s Principles of Internal Medicine. 19th ed. McGraw Hill.
Queirós MV. Reumatologia. Clínica e Terapêutica das Doenças Reumáticas Vol. 2-4 Lidel 2002.
Stephenson R; O’Connor L. (2004). Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia. 2ªEd. Manole. São Paulo.
Critérios Fundamentais em Fraturas e Ortopedia (3ª Edição), Luís M. Alvim Serra, Edições Lidel 2.
Rockwood and Green's Fractures in Adults (7th ed) Ed Robert W. Buchholz, Charles M. Court-Brown, James D. Heckman, Paul Tornet pp. 2174 Philadelphia: Lippincott, Williams & Wilkins, 2010
Campbell's Operative Orthopaedics (12th Ed), By S. Terry Canale, MD and James H. Beaty, MD
Encyclopédie Médico-Chirurgicale. Techniques chirurgicales - Orthopédie-Traumatologie, Ed. Masson.