Unidade Curricular:Código:
Patologia II1025PAT2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaFisioterapia5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês65
Objectivos de Aprendizagem:
São objetivos da unidade curricular conhecimentos na área da Cardiologia, Oncologia, Pediatria e Infecciologia aplicados à Fisioterapia.
Conteúdos Programáticos:
Cardiologia
Oncologia: Nomenclatura (tumores benignos e malignos); Características das neoplasias benignas e malignas; Conceitos básicos do estadiamento e classificação TNM; Estudo epidemiológico do cancro.Bases da cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia. Novas estratégias terapêuticas: terapias alvo e imunoterapia
Pediatria
Infecciologia: (i)conceitos básicos de infecciologia; (ii) prevalência, sintomas, transmissão e prevenção das infeções de origem bacteriana, fúngica, parasitária e viral mais importantes para a prática da profissão de fisioterapeuta.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos permitem aos alunos obter os conhecimentos necessários para utilizarem no desempenho da sua atividade profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua. Os alunos serão avaliados a cada módulo da disciplina individualmente e a nota final será a média aritmética da avaliação individual dos módulos de Oncologia, Pediatria, Cardiologia e Infecciologia. Se a média aritmética for igual ou superior a 10 valores os alunos são considerados aprovados à UC. No caso de a média aritmética ser inferior a 10 valores o aluno é remetido para exame à totalidade da UC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação contínua permite um acompanhamento e avaliação contínuos do desempenho e aprendizagem dos alunos.
Bibliografia:
Barroso et al., 2014. "Microbiologia Médica" - vol 1 e 2. LIDEL
Lúcio Lara Santos et al. 2011, Oncologia Oral. Lidel