Unidade Curricular:Código:
Patologia I1025PAT1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaFisioterapia3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta é uma disciplina básica cujo conteúdo programático visa a compreensão dos processos patológicos gerais, bem como da resposta fisiológica e patológica aos diversos mecanismos de agressão celular, abrangendo a etiologia, a patogénese, as alterações morfológicas, as alterações funcionais e o seu significado clínico.
Assim, na disciplina de Patologia I, procura-se proporcionar aos alunos uma melhor compreensão das relações dinâmicas dessa resposta do organismo aos diversos mecanismos de agressão celular com os aspectos clínicos e o desenvolvimento do raciocínio metódico e organizado para compreender conceitos fundamentais na área de Fisioterapia.
Conteúdos Programáticos:
Introdução ao Estudo da Patologia I. Agressão celular e adaptação: Definições; Causas; Patogénese; Alterações morfológicas: Degenerescência, necrose.
Acumulações intracelulares;Patogénese da infiltração lipídica. Proteínas. Glicogénio.Pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de Adaptação celular: Atrofia; Hipertrofia; Hiperplasia; Metaplasia; Displasia. Inflamação aguda e crónica Eventos celulares; mediadores químicos, padrões morfológicos e efeitos sistémicos. Regeneração e reparação; processo de regeneração; tecido conjuntivo;processo de cicatrização por primeira e por segunda intenção; mecanismo de reparação. Alterações vasculares: Edema;Hiperémia e congestão; Hemorragia; Trombose; Coagulação intravascular disseminada. Embolia: pulmonar, sistémica; gasosa; lipídica. Enfarte agudo do miocárdio. Choque.
Alterações genéticas: citogenética e mendeliana. Alterações do sistema imune. Tumores; definição; classificação; benignos e malignos; patogénese do cancro.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspectos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica e discussão dos temas programáticos, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados é adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Patologia I.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Interrogativo, expositivo e demonstrativo.Exposição oral de conteúdos programáticos; estimulação da participação activa dos alunos, com conteúdos audiovisuais.
Avaliação: 2 provas escritas de avaliação sobre os conteúdos leccionados (80%) + elaboração de trabalho de investigação e apresentação, bem como o desempenho global nas actividades (20%). O aluno deve obter nota mínima de 10 val. Deverá ser cumprido o regime de faltas previstas no regulamento da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspectos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica e discussão dos temas programáticos, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados é adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Patologia I.
Bibliografia:
1. ROBBINS. Basic Pathology, 10th Edition, Elsevier.
2. GUYTON et HALL, Fundamentos de Fisiologia, 13ª edição, Elsevier
3. SEELEY R, STEPHENS T & TATE P. Anatomia e Fisiologia (10. Edição) McGraw-Hill
4. Vander, Sherman, and Luciano´s , Fisiologia Humana, 12ª edição, Guanabara Koogan
5. Russell,P., 2000, Fundamentals of Genetics, 2nd ed., Addison Wesley Longman, Inc., USA.
6. COTRAN RS, ROBBINS SL. Patologia estrutural e funcional (1996) Guanabara Koogan