Unidade Curricular:Código:
Patologia Aplicada1031PAPI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender as alterações fisiológicas da gravidez nos diferentes aparelhos e sistemas e sua relação com a patologia. Compreender como as alterações relacionadas com o sistema músculo-esquelético se relacionam com a patologia mais prevalente na gravidez. Reconhecer a patologia músculo-esquelético. Saber aconselhar exercício físico na gravidez, conhecendo as suas vantagens, limitações e contraindicações.
Reconhecer aspetos relacionados com a vigilância da gravidez.
Conhecer o conceito de parto pré-termo e as abordagens preventivas.
Adquirir conhecimentos da anatomia do pavimento pélvico, aprender as diferentes disfunções do pavimento pélvico e de que modo se relacionam com a gravidez e parto.
Reconhecer a divisão do trabalho de saber, os diferentes tipos de parto e os riscos/vantagens de cada um.
Conteúdos Programáticos:
1.-Alterações da gravidez
1.1- Fisiologia
1.2- Patologia músculo-esquelética e gravidez
2.- Exercício físico e Gravidez
2.1.- Vantagens, Contraindicações, Populações especiais
3.- Assistência pré-natal
3.1.- Nomenclatura epidemiológica perinatal
3.2.- Vigilância da gravidez
3.3.- Educação do doente, Ecografias e análises, Infeções e gravidez, Diabetes gestacional, Rastreio e diagnóstico de aneuploidias, estreptococo do grupo B, Prescrição de medicamentos a grávidas
4.- Patologia obstétrica
4.1.- Patologia do 1º trimestre
4.2.- Parto pré-termo, Definição, Epidemiologia, Fatores etiológicos/risco e intervenções
Módulo 5
5.- Indicações para cesariana, riscos e eventuais benefícios
6.- Disfunções do pavimento pélvico
6.1.- Anatomia do pavimento pélvico, Disfunções do pavimento pélvico e sua relação com gravidez/parto
6.3.- Trabalho de parto – estática fetal, divisão clínica, progressão da apresentação fetal no 2º estadio, tipos de parto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A abordagem expositiva e prática dos conteúdos permite a aquisição de conhecimento nesta área. A participação ativa dos estudantes em atividades de cariz prático permitirá a integração do conhecimento, permitindo a formulação de um raciocínio adequado.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os temas tratados nesta componente serão abordados de forma expositiva em aulas teóricas, estimulando a participação proativa dos alunos. Ao longo das exposições, são usados vários exemplos práticos que facilitam a compreensão.
Avaliação
A avaliação será contínua, em momentos informais de avaliação e um momento formal de avaliação que consiste na entrega de um trabalho escrito, direcionado para a área de intervenção em que o aluno trabalha/pretende trabalhar.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os temas tratados nesta componente serão abordados de forma expositiva em aulas teóricas, estimulando a participação proativa dos alunos. Ao longo das exposições, são usados vários exemplos práticos que facilitam a compreensão.
Bibliografia:
Cunningham, F. G., Leveno, K. J., Bloom, S. L., Spong, C. Y., Dashe, J. S., Hoffman, B. L., . . . Sheffield, J. S. (2014). Williams obstetrics (24th edition.). New York: McGraw-Hill Education
Borg-Stein, J., & Dugan, S. A. (2007). Musculoskeletal disorders of pregnancy, delivery and postpartum. Physical medicine and rehabilitation clinics of North America, 18(3), 459-476.
Mottola MF, Davenport MH, Ruchat S, et al2019 Canadian guideline for physical activity throughout pregnancy British Journal of Sports Medicine 2018;52:1339-1346.