Unidade Curricular:Código:
Língua Estrangeira I -Francês-1025LEF1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaFisioterapia3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
Dominar a comunicação oral e escrita em Francês:
Adquirir uma prática oral e escrita da lingua francesa, em situações pragmáticas do quotidiano.
Adquirir conhecimentos específicos da lingua francesa relacionados com a área da sáude.
Fomentar o gosto pela leitura e produção de textos em Francês.
Desenvolver competências para a utilização da lingua francesa de acordo com as especificidades da situação.
Conteúdos Programáticos:
1.ª unidade
1. Pacientes e médicos
2. Os medicamentos
2.ª unidade
3. O hospital
4. A enfermagem
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Dominar o maior número de línguas estrangeiras é uma mais-valia nos tempos de globalização que vivemos, pelo que a missão do professor será incentivar o aluno a expressar-se em Francês, quer oralmente quer por escrito; a sentir-se à vontade em situações do quotidiano e também da área da sáude; a saber traduzir textos de Francês para Português e vice-versa; a dominar, razoavelmente, a gramática francesa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teste escrito 1 – 30% (Unidade 1)
Teste escrito 2 – 30% (Unidade 2)
Apresentação oral – 30% (Temas da especialidade)
Trabalho colaborativo – 10% (Glossário de Termos da Saúde)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As apresentações teórico-práticas a cargo do docente promovem a aquisição de informação atualizada sobre as temáticas estudadas. Também as apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, exigem reflexão critica e ajudam a criar a consciência de que aprendemos ao longo da vida.
Bibliografia:
Chamberlain, A. & Steele, R. (2001). Guide Pratique de la Communication. Paris, Didier.
Mourlhon-Dallies & Jacqueline Tolas (2004). santé-médecine.com. Paris, CLe International.
Chevalier, J-C. et alii (s/d).Grammaire Larousse du Français Contemporain. Paris, Librairie Larousse.
Debboub, Laetitïa (2016) Soigner en français - Méthode d'apprentissage pour les infirmiers non
francophones. Vuibert.