Unidade Curricular:Código:
Fisioterapia Pré-Natal1031FPEN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Entender os princípios de intervenção terapêutica na saúde materno-infantil, nomeadamente no período pré natal. Analisar as disfunções do movimento e postura. Avaliar, seleccionar e executar os diferentes métodos e técnicas adaptadas de forma adequada a cada utente, conhecer as suas indicações e contra-indicações, assim como integrar o conhecimento formulando um raciocínio clínico adequado, utilizando os conceitos apreendidos
Conteúdos Programáticos:
1. Fisiologia da gravidez.
a. Alterações no 1º trimestre
b. Alterações do 2º trimestre
c. Alterações do 3º trimestre
2. Cuidados e posturas adequadas.
a. Posturas correctas
b. Manuseio de cargas
c. Vantagens e benefícios
3. A preparação para o parto
a. Método psico-físico
b. Método psico-profilático
c. Diferentes tipos de parto
d. Cesariana
4. Técnicas de relaxamento
a. Definição
b. Categorias
c. Abordagem ao nível da Doença e do Bem-estar
d. Evidência científica
e. Vantagens
5.
6. 1. Physiology of pregnancy.
a. Changes in 1st quarter
b. Changes in 2nd quarter
c. Changes in the 3rd quarter
2. Care and appropriate attitudes.
a. posture
b. Handling charges
c. Advantages and benefits
3. Preparation for childbirth
a. Psycho-physical method
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A integração de conceitos da saúde da mulher e da criança permite uma melhor integração do conhecimento teórico com a prática clínica. Capacitando o aluno para lidar com questões cada vez mais exigentes e complexas, quer do ponto de vista clínico como profissional, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso,
A avaliação será contínua através das avaliações escritas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à fisioterapia na saúde da mulher e da criança, contribuindo para a sua maior autonomia clínica e científica.
Bibliografia:
1. Polden,M;Mantle,J (2000).Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia.2ªEd. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro
2. Stephenson,R; O’Connor,L.((2004).Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia.2ªEd.Manole.São Paulo