Unidade Curricular:Código:
Fisioterapia Pediátrica1031FPED
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deverá ser capaz de integrar e relacionar os conceitos aprendidos e aplicá-los à sua intervenção na saúde infantil. Aprofundar por meio de exposição teórica e prática os conhecimentos adquiridos. Deverá igualmente reconhecer, seleccionar e integrar os conceitos adquiridos na prática clínica materna e de investigação de forma auto-orientada e autónoma.
Conteúdos Programáticos:
Teórico-prática
1. O desenvolvimento normal/patológico;
2. Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares;
3. Fisioterapia aplicada nos distúrbios musculoesqueléticos;
4. Fisioterapia aplicada nos distúrbios cardiorespiratórios;
5. Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórico-prática: A introdução de conceitos teórico-práticos base das técnicas/estratégias de avaliação e terapêuticas usadas na Fisioterapia Pediátrica possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de compreender a fundamentação científica das mesmas. Neste sentido, procura-se dotar os alunos de conhecimentos acerca do desenvolvimento normal/patológico; Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; musculoesqueléticos e cardiorespiratórios; Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação compreende uma prova escrita e trabalhos de análise e de pesquisa onde são avaliados os conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados na Fisioterapia Pediátrica.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico-prática: Os diferentes temas e a apresentação de estudos de caso na aula serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos acerca desenvolvimento normal/patológico; Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; musculoesqueléticos e cardiorespiratórios; Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas.
Bibliografia:
De acordo com os temas do mestrado.