Unidade Curricular:Código:
Ensino Clínico IV (Estágio Profissionalizante)1025EC4
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaFisioterapia10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês130
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender e integrar a dinâmica do serviço, estabelecer relações terapêuticas adequadas e a inter-relação entre os profissionais de saúde;
Integrar os conhecimentos de ética e de deontologia profissional na prática dos cuidados;
Desenvolver estratégias de educação/promoção para a saúde;
Demonstrar conhecimentos TP e integra-los na prática clínica, utilizar fontes de informação relacionadas com a prática;
Desenvolver a sua atividade sempre orientado e supervisionado pelo Docente Orientador, utilizando o método individual de trabalho;
Elaborar o exame do utente adequado e planear, executar e avaliar os cuidados (princípios da Fisioterapia baseada na evidência) demonstrando uma atitude crítico-reflexiva;
Gerir eficazmente o tempo e recursos disponíveis para a intervenção do utente;
Melhorar o raciocínio clínico de acordo com a experiência clinica;
Produzir um registo organizado, lógico, legível com linguagem técnica apropriada e
efetuar uma autorreflexão ao Ensino Clínico
Conteúdos Programáticos:
Intervenção clínica em diferentes contextos: clínica, comunidade.
Intervenção clínica nos diferentes foros: músculo-esquelético, respiratório, neurológico, pediátrico.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Ao possibilitar a prática clínica pretende-se que o aluno no ensino clínico adquira um raciocino clínico fundamentado de forma a ser capaz de selecionar e executar as diferentes técnicas referentes às diferentes unidades letivas de forma adequada a cada caso clínico. O aluno deverá identificar as indicações e contraindicações das técnicas selecionadas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Compreende prática clínica supervisionada onde os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos. A avaliação compreenderá a prestação prática do aluno, a elaboração de um dossier de estágio e com a análise aprofundada de estudos de caso.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Através da prática clínica supervisionada os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos, formulando um raciocínio clinico adequado que lhes permitam avaliar e tratar pacientes em situações clinicas reais de uma forma cada vez mais autónoma.
Bibliografia:
Petit, N.J. (2007). Exame e avaliação neuro-músculo-esquelética : um manual para terapeutas 3ª ed. Loures : Lusodidacta.
Petit, N.J. e Moore, A.P. (2008). Princípios de intervenção e tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético : um guia para terapeutas. Loures: Lusodidacta.
Artigos Científicos