Unidade Curricular:Código:
Ensino Clínico III1025EC3
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaFisioterapia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
O Ensino Clínico III inclui-se na perspetiva de aprendizagem em contexto da prática clínica real. Como tal, pretende-se que o aluno no estágio desenvolva a capacidade de prestar cuidados de fisioterapia selecionando e executando os procedimentos terapêuticos adequados, identificando as suas indicações e contraindicações. Neste contexto pretende-se que o aluno desenvolva uma consciência contributiva para o reforço da identidade e desenvolvimento profissional.
Conteúdos Programáticos:
a. Cuidados gerais ao doente
b. Avaliação neuromusculoesquelética (goniometria, testes musculares parâmetros tais como, análise postural e ergonómica, análise da marcha; perimetria; avaliação sensorial, avaliação do tónus, avaliação segundo diversos métodos: Cyriax, Maitland, Mulligan, conceito de Bobath)
c. Intervenção clínica de modalidades terapêuticas, exercício terapêutico, correspondentes aos conteúdos programáticos lecionados até ao momento
d. Educação e aconselhamento ao doente/cliente e família
e. Participação em trabalho com uma equipa multidisciplinar
f. Elaboração de um documento atualizado em formato escrito - dossier de estágio que contemple os relatórios de doente/cliente
g. Participação em atividades de formação na clínica pedagógica e noutras instituições externas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A demonstração prática e o treino das diferentes técnicas de avaliação e procedimentos inerentes aos conteúdos adquiridos em contexto clínico, permite-lhes desenvolver capacidades de execução técnica e desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção e quais as melhores práticas a serem executadas no paciente, formulando um raciocínio clínico adequado.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A nota final do Ensino Clínico III será dada com os seguintes fatores de ponderação: Performance do aluno (40%) e Dossier de Estágio (45%) e apresentação do Estudo de Caso (15%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A intervenção em contexto clínico será em diferentes casos clínicos de modo que os alunos sejam capazes de executar os conhecimentos de avaliação, planificação e execução das técnicas e métodos de fisioterapia aprendidas.
Bibliografia:
Petty, N.J. (2007). Exame e avaliação neuro-músculo-esquelética : um manual para terapeutas 3ª ed. Loures : Lusodidacta.
Petty, N.J. e Moore, A.P. (2008). Princípios de intervenção e tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético : um guia para terapeutas. Loures: Lusodidacta.
Artigos Científicos