Unidade Curricular: | Código: | ||
Clínica Integrada II | 1032CIT2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia da Senescência) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de avaliar um paciente do foro neuromusculoesquelético baseando-se num raciocínio lógico e fundamentado. Após o término da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de identificar e executar as diferentes técnicas abordadas na área da terapia manual e da prescrição do exercício clínico, conhecer as suas indicações e contraindicações, assim como integrar o conhecimento formulando um raciocínio clínico adequado dentro da Fisioterapia neuromusculoesquelética. O raciocínio clínico deverá ser fundamentado pelos conceitos teórico-práticos adequados para a seleção de procedimentos de avaliação e tratamento. Serão abordados diferentes métodos de avaliação e tratamento do sistema neuromusculoesquelético para que o aluno seja capaz de estruturar o seu próprio conhecimento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Termografia 2. Electromiografia 3. Avaliação musculoesquelética 4. Reabilitação cardiorrespiratória | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A integração de conceitos de Termografia, Electromiografia e Avaliação Musculoesquelética permite uma melhor integração do fisioterapeuta no ambiente da geriatria, capacitando-o para lidar com questões cada vez mais exigentes e complexas, quer do ponto de vista clínico como profissional, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas específicas de avaliação e tratamento em fisioterapia. A avaliação será contínua através da mini-avaliações escritas e práticas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas de avaliação e tratamento específicas para a fisioterapia geriátrica, permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à fisioterapia na prática geriátrica, contribuindo para a sua maior autonomia clínica e científica. | |||
Bibliografia: | |||
Artigos científicos. Ring, E. F. J. e Ammer, K. (2012). Infrared thermal imaging in medicine. Physiol Meas, 33(3), R33-46. Cram, J. R. e Kasman, G. S. (2011). Introduction. In: Criswell, E. (ed.) Cram's Introduction to Surface Electromyography. 2nd ed. Ontario: Jones and Bartlett Publishers. Kamen, G. e Gabriel, D. A. (2010). Essentials of Electromyography, Human Kinetics. American Association of Cardiovascular and Pulmonary Rehabilitation (2006). AACVPR cardiac rehabilitation resource manual : promoting health and preventing disease. Champaign : Human Kinetics. |