Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada II1030CIT2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Desportiva)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de avaliar um paciente do foro neuromusculoesquelético baseando-se num raciocínio lógico e fundamentado.
Após o término da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de identificar e executar as diferentes técnicas abordadas na área da terapia manual e da prescrição do exercício clínico, conhecer as suas indicações e contraindicações, assim como integrar o conhecimento formulando um raciocínio clínico adequado dentro da Fisioterapia neuromusculoesquelética. O raciocínio clínico deverá ser fundamentado pelos conceitos teórico-práticos adequados para a seleção de procedimentos de avaliação e tratamento.
Serão abordados diferentes métodos de avaliação e tratamento do sistema neuromusculoesquelético para que o aluno seja capaz de estruturar o seu próprio conhecimento.
Conteúdos Programáticos:
1. Termografia
2. Electromiografia
3. Avaliação musculoesquelética
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A integração de conceitos de Termografia, Electromiografia e Avaliação Musculoesquelética permite uma melhor integração do fisioterapeuta no ambiente desportivo, capacitando-o para lidar com questões cada vez mais exigentes e complexas, quer do ponto de vista clínico como profissional, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas específicas de avaliação e tratamento em fisioterapia.
A avaliação será contínua através da mini-avaliações escritas e práticas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas de avaliação e tratamento específicas para a fisioterapia desportiva, permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à fisioterapia na prática desportiva, contribuindo para a sua maior autonomia clínica e científica.
Bibliografia:
Artigos científicos.
Ring, E. F. J. e Ammer, K. (2012). Infrared thermal imaging in medicine. Physiol Meas, 33(3), R33-46.
Cram, J. R. e Kasman, G. S. (2011). Introduction. In: Criswell, E. (ed.) Cram's Introduction to Surface Electromyography. 2nd ed. Ontario: Jones and Bartlett Publishers.
Kamen, G. e Gabriel, D. A. (2010). Essentials of Electromyography, Human Kinetics.