Unidade Curricular: | Código: | ||
Clínica Integrada I | 1031CIT1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão demonstrar conhecimentos sobre diferentes conceitos e técnicas e relevantes para a intervenção do fisioterapeuta no área materno-infantil. Aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e situações no âmbito de diferentes práticas no contexto da fisioterapia materno-infantil, integrando esses conhecimentos de modo a lidar com questões complexas. Saber integrar os conhecimentos e aplicá-los na prática das áreas materna e infantil e de investigação de forma auto-orientada e autónoma. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Nutrição1. Bases biológicas da Nutrição e Alimentação 1.1. Alimentos: importância e constituição 1.2. Nutrientes: importância, fontes alimentares e classificação 2. Cuidados alimentares/nutricionais no dia-a-dia 2.1. Regras da Alimentação Mediterrânica 3. Regulação do apetite e o papel do sono 3.1. A regulação a curto e a longo prazo 3.2. O sono como regulador do apetite 2. Embriologia 1. Sistema Reprodutor Masculino 1.1. Generalidades 1.2. Espermatogénese 1.3. Espermatozóide 2. Sistema Reprodutor Feminino 2.1. Generalidades 2.2. Ovogénese 2.3. Óvulo 3. Ovulação 3.1. Fecundação 4. 1ª Semana do desenvolvimento Oocitação até à Implantação 5. 2ª Semana do desenvolvimento Disco Germinativo Bilaminar 6. 3ª Semana do desenvolvimento Disco Germinativo Trilaminar 7. 3ª Semana à 8ª Semana Período Embrionário 8. 3º Mês ao Nascimento Feto e Placenta 9. Defeitos Congénitos e Diagnóstico Pré-natal Princípios e mecanismos da morfogénese e da dismorfogénese | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A integração de conceitos acima mencionados, permite uma melhor integração do fisioterapeuta no contexto da intervenção do fisioterapeuta na área materno-infantil, capacitando-o para lidar com questões cada vez mais exigentes e complexas, do ponto de vista clínico e profissional, tornando-o cada vez mais autónomo. O aluno deverá ser capaz de: -adquirir das bases biológicas da Nutrição e da Alimentação Saudável. -adquirir conhecimentos sobre a compreensão de necessidades energéticas e nutricionais específicas de cada indivíduo e de acordo com a idade, sexo, nível de actividade física. -Sensibilizar para a importância da regulação do apetite e da importância do sono nessa regulação -Proporcionar ao aluno a aquisição de noções básicas de Embriologia -fornecer conhecimentos para a compreensão dos processos biológicos envolvidos na formação e desenvolvimento embrionário humano. -Anomalias congénitas e diagnóstico pré-natal. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso A avaliação será contínua através da mini-avaliações escritas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à fisioterapia na área materno-infantil, contribuindo para a sua maior autonomia clínica e científica. | |||
Bibliografia: | |||
Insel, P. Turner, RE. Ross, D. (2007). Nutrition. 3rd ed. Sudbury. Jones and Bartlett Publishers. 2. Silva, M.R.G. (2011). Avaliação nutricional e composição corporal. 2ª edição. Porto, Edições Universidade Fernando Pessoa. 3.Sandler, T. W. (2018). Langman’s Medical Embryology. 14 th edition, 4. Moore, E; Keith L. et al. (2016). Embriologia Clínica. 10ª ed. Elsevier, 5. Schoenwolf, G. et al. (2016).Embriologia Humana. 5ª ed. Elsevier, 5. Artigos Científicos |