Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicomotricidade | 1184PMOT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O aluno deve: - Demonstrar conhecimento do processo de desenvolvimento ao longo do ciclo vital. - Descrever o desenvolvimento motor de forma estruturada referindo as diferentes fases ou períodos. - Identificar e analisar factores que afectam o desenvolvimento, de forma a compreender a variabilidade do processo. - Conhecer as diferentes formas de avaliação do desenvolvimento psicomotor. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
História da Psicomotricidade. Abordagem da Ontogénese da Motricidade: Período Pré-embrionário; Período Fetal; Período Embrionário; Período Fetal; Período Neo-Natal. Desenvolvimento motor. Origem e desenvolvimento da linguagem. Distúrbios psicomotores e deficiências. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das aprendizagens sobre o desenvolvimento motor e suas perturbações na área da fisioterapia (avaliação e intervenção). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teste escrito (80%) + Trabalho com apresentação oral (20%) nota mínima em cada componente de avaliação tp = 8 valores | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento motor e psicomotor na prática profissional do fisioterapeuta; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias aplicadas à avaliação e intervenção ao longo da ciclo da vida. | |||
Bibliografia: | |||
Cordovil, R., João Barreiros (2014). Desenvolvimento Motor na Infância. Lisboa:FMH ed. Fonseca, V. (2005). Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa: Âncora ed Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogénese, ontogénese e retrogénese. Ed. Artes Médicas (2ª edição) - Porto Alegre Fonseca, V. (1995). Manual de observação psicomotora; significação psiconeurologica dos factores psicomotores. Ed. Artes Médicas - Porto Alegre. Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogénese, ontogénese e retrogénese. Ed. Artes Médicas Gallahue, D. Ozmun, J. (2005). Compreendendo o desenvolvimento motor bebês, crianças adolescentes e adultos. Phorte Editora Vários (2001). O Mundo da Criança. Mc GrawHill Portugal 8º ed. |