Unidade Curricular: | Código: | ||
Patologia III | 1184PAT3 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Contribuir para a formação global, que permita avaliar o doente como um todo Analisar a aplicabilidade dos conhecimentos a situações específicas Estimular a capacidade de investigação e trabalho em equipa NEUROLOGIA: O1 – Adquirir conhecimentos básicos sobre síndromes, d. neurológicas e provas do exame neurológico O2 - Reconhecer e interpretar alterações semiológicas O3 - Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias neurológicas REUMATOLOGIA: 04 – Aprofundar conhecimentos sobre anatomofisiopatologia do sistema músculo-esquelético 05 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias reumatológicas PATOLOGIA GENITO URINARIA E OBSTETRICIA 06 – Fornecer os fundamentos de reabilitação do pavimento pélvico no tratamento e prevenção da incontinência urinária PATOLOGIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA 07 – Aprofundar conhecimentos básicos sobre anatomofisiologia do sistema osteoarticular aplicado à Orto-Traumatologia 08 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias ortopédica | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
NEUROLOGIA CP 1. Anatomofisiologia do SN; exame neurológico; síndromes e doenças neurológicas CP 2. D. vascular cerebral CP 3. D. inflamatórias/desmielinizantes CP 4. D. neurodegenerativas CP 5. D. da medula espinhal CP 6. D. neuromusculares REUMATOLOGIA CP 7. Introdução e classificação das doenças reumáticas. Artrite Reumatóide CP 8. Artropatias seronegativas CP 9. Osteoartrose. Osteoporose CP 10. D. tecido conjuntivo CP 11. Artropatias microcristalinas, infeciosas e reativas CP 12. Síndromes de Dor Crónica. Fibromialgia PATOLOGIA GENITO-URINÁRIA E OBSTÉTRICA CP 13. Anatomofisiologia da pelve e períneo CP 14. Disfunções do pavimento pélvico. Incontinência urinária CP 15. Gravidez e parto ORTO-TRAUMATOLOGIA CP 16. Patologia ortopédica e traumática da coluna vertebral CP 17. Traumatologia do membro superior CP 18. Patologia ortopédica do membro Superior CP 19. Traumatologia do membro Inferior CP 20. Patologia ortopédica do membro Inferior | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) dos 4 módulos da unidade curricular, no sentido de promover junto dos alunos a aquisição de conhecimentos sobre as doenças, limitações e a dependência que lhes podem advir, e desenvolver as competências dos futuros fisioterapeutas no estabelecimento de planos individualizados para cada doente, encarado no seu todo, integrados em equipas multidisciplinares. Assim: CP1 - O1 e O2 CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 – O3 CP7 - O4 CP8, CP9, CP10, CP11, CP12 – O5 CP13, CP14, CP15 – O6 CP16, CP17, CP18, CP19, CP20 – O7 e O8 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia expositiva e participativa, com recurso a iconografia variada – slides, neuroimagem, vídeos, fotografias, discussão de casos, pesquisa bibliográfica, observação de cirurgias ortopédicas. Em cada módulo a avaliação é contínua, com um teste escrito cotado de 0 a 20, podendo ser a classificação ponderada pela assiduidade, participação e postura nas aulas. A avaliação final da UC com nota positiva requer média ponderada dos 4 módulos igual a 10, com exigência de notas mínimas parciais de 10 em pelo menos 3 módulos, podendo ser aceite uma nota de 8 num dos módulos, desde que a ponderação final seja 10. A ponderação resulta da carga horária semanal: Neurologia (38%), Ortopedia (38%), Reumatologia (14%) e Génito-Urinária e Obstétrica (10%). Irão a exame de final de semestre os alunos que não atingirem o resultado acima, devendo incluir conteúdos de cada módulo, exceto se for obtida nota negativa em 1 ou 2 módulos, caso em que serão avaliados por exame apenas nesses módulos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teórico-práticas, caracterizadas por metodologias expositivas mas também pelo desenvolvimento de dinâmicas de caráter mais participativo, facilitam a aquisição e o relacionamento de conceitos e a aplicabilidade dos conhecimentos no âmbito de atuação do fisioterapeuta, nomeadamente ao nível da identificação, avaliação e intervenção, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e estruturado, com ligação à prática profissional. Deste modo, considera-se que o carácter amplo das metodologias de ensino adotadas, com recurso à apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, à observação de meios complementares de diagnóstico, à observação de cirurgias, à discussão de casos clínicos, bem como a orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica, está de acordo com a aprendizagem dos aspetos práticos gerais das patologias principais de diferentes sistemas do organismo, sendo coerentes com os objetivos definidos para esta unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
Sá MJ (2014). Neurologia Clínica. Compreender as Doenças Neurológicas (2ª edição). Vanderah T and Gould DJ (2015). Nolte's The Human Brain: An Introduction to its Functional Anatomy, 7th ed. Elsevier. Fauci AS, Braunwald E, Kasper DL et al (2016). Harrison’s Principles of Internal Medicine. 19th ed. McGraw Hill. Queirós MV. Reumatologia. Clínica e Terapêutica das Doenças Reumáticas Vol. 2-4 Lidel 2002. Stephenson R; O’Connor L. (2004). Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia. 2ªEd. Manole. São Paulo. Critérios Fundamentais em Fraturas e Ortopedia (3ª Edição), Luís M. Alvim Serra, Edições Lidel 2. Rockwood and Green's Fractures in Adults (7th ed) Ed Robert W. Buchholz, Charles M. Court-Brown, James D. Heckman, Paul Tornet pp. 2174 Philadelphia: Lippincott, Williams & Wilkins, 2010 Campbell's Operative Orthopaedics (12th Ed), By S. Terry Canale, MD and James H. Beaty, MD Encyclopédie Médico-Chirurgicale. Techniques chirurgicales - Orthopédie-Traumatologie, Ed. Masson. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Cátia Rasteiro (rasteiro@ufp.edu.pt) Daniela Mendes (danielamm@ufp.edu.pt) João Cordeiro da Costa (costajoaoc@ufp.edu.pt) Maria José Sá (mariajs@ufp.edu.pt) |