Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Fisioterapia III (Modalidades Terapêuticas e Agentes Físicos)1025MTF3
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaFisioterapia10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português130
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo desta unidade curricular é para aprofundar o conhecimento teórico e prático, no que diz respeito às técnicas terapêuticas, essenciais para uma melhor performance na Fisioterapia. Os alunos devem adquirir este conhecimento de modo a aplicarem corretamente estas técnicas em diferentes casos clínicos, para uma melhor obtenção de resultados.
Conteúdos Programáticos:
1- Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia
1.1-Conceitos de Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia
1.2-Termoterapia e Crioterapia
1.3-Fototerapia
1.4-Eletroterapia
2.Contenção elásticas
2.1-Ligadura funcional do membro superior
2.2-Ligadura funcional do membro inferior
2.3-Método de McConnell
2.4-Kinesiotaping
3. Hidroterapia
3.1 Propriedades físicas da água
3.2 Método de Halliwick
3.3 Método de Bad Ragaz
3.4 Classes de Hidroterapia: prescrição de exercício terapêutico em classes
3.5 Métodos de relaxamento de Hidroterapia
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Téorico-prático: A introdução de conceitos básicos teóricos e práticos das técnicas / estratégias de avaliação e métodos terapêuticos utilizados nos Métodos e Técnicas de Fisioterapia III permite ao aluno desenvolver a capacidade de compreender as bases científicas das mesmas. Nesse sentido, busca proporcionar aos alunos conhecimentos específicos e terminologia de anatomia, biomecânica e fisiologia, relevantes para a avaliação e tratamento de pacientes nas áreas de Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções Elásticas e Hidroterapia.
Prática: A demonstração prática e formação das várias técnicas e procedimentos relacionados com o conteúdo dos Métodos e Técnicas em Fisioterapia III, permite-lhes desenvolver habilidades de implementação técnica e desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A pontuação final é calculada levando em consideração os 70% da prática final e 30% da componente teórico-prática final.
Aulas teórico-práticas: Inclui aulas expositivas e / ou formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação é composta por provas escritas onde são avaliados a terminologia, os conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados na Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções elásticas e Hidroterapia.
Prática: Inclui aulas demonstrativas e prática repetida das técnicas de avaliação e tratamento fisioterapêutico utilizadas nas práticas de Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções Elásticas e Hidroterapia. A avaliação é composta por testes práticos com casos clínicos enquadrados em diferentes contextos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico-práticos: Os diferentes temas e apresentação de estudos de caso em sala de aula serão transmitidos em formato expositivo e / ou de discussão para permitir a aquisição pelo aluno de conhecimentos teóricos e práticos dos princípios específicos, terminologia, anatomia, biomecânica. e fisiologia utilizada no contexto da Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções Elásticas e Hidroterapia. Prática: Os tópicos abordados na aula serão expostos de forma demonstrativa e repetidamente praticada para que os alunos possam realizar as habilidades de avaliação, planeamento e implementação de técnicas e métodos de fisioterapia utilizados pela Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções elásticas e Hidroterapia em diferentes contextos e casos clínicos.
Bibliografia:
1- Robertson, Val; Ward, Alex; Low, John; Reed, Ann (2009). Eletroterapia Explicada: Princípios e prática. 4ª Ed. Elsevier.
2-Kitchen, S., Bazin, S. (1998). Electroterapia de Clayton. 10ªEd. Manole
3- Kesson, M. e Atkins, E. (2002). Orthopaedic Medicine. Butterworth-Heinemann Ltd. London
4- Ombregt, L. e Bisschop, P. (2001). Atlas de exame ortopédico das articulações periféricas. Editora Manole. Brasil.
5-Ruoti, RG. Morris, DM. e Cole AJ. (2000). Reabilitação Aquática. Manole.
6- Knott, M.B.S., Voss,D.E. (1980). Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. Editora Panamericana.