Unidade Curricular: | Código: | ||
Língua Estrangeira -Francês- | 161LEF1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dominar a comunicação oral e escrita em Francês: Adquirir uma prática oral e escrita da lingua francesa, em situações pragmáticas do quotidiano. Adquirir conhecimentos específicos da lingua francesa relacionados com a área da sáude. Fomentar o gosto pela leitura e produção de textos em Francês. Desenvolver competências para a utilização da lingua francesa de acordo com as especificidades da situação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.ª unidade 1. Pacientes e médicos 2. Os medicamentos 3. Vacinas e exames médicos 2.ª unidade 4. O hospital 5. Internamento e cirurgia 6. A enfermagem | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Dominar o maior número de línguas estrangeiras é uma mais-valia nos tempos de globalização que vivemos, pelo que a missão do professor será incentivar o aluno a expressar-se em Francês, quer oralmente quer por escrito; a sentir-se à vontade em situações do quotidiano e também da área da sáude, pragmáticas; a saber traduzir textos de Francês para Português e vice-versa; a dominar, razoavelmente, a gramática francesa. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teste escrito 1 – 30% (Unidade 1) Teste escrito 2 – 30% (Unidade 2) Apresentação oral – 30% (Temas da especialidade) Trabalho colaborativo – 10% (Glossário de Termos da Saúde) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As apresentações teóricas-praticas a cargo do docente promovem a aquisição de informação atualizada sobre as temáticas estudadas. Também as apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, exigem reflexão critica e ajudam a criar a consciência de que aprendemos ao longo da vida. | |||
Bibliografia: | |||
Chamberlain, A. & Steele, R. (2001). Guide Pratique de la Communication. Paris, Didier. Mourlhon-Dallies & Jacqueline Tolas (2004). santé-médecine.com. Paris, CLe International. Chevalier, J-C. et alii (s/d).Grammaire Larousse du Français Contemporain. Paris, Librairie Larousse. |