Unidade Curricular: | Código: | ||
Língua Estrangeira -Alemão- | 1025LEA1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos que lhes permita comunicar informação, ideias, problemas e soluções. Aprendizagem de estruturas gramaticais indispensáveis. Identificação e produção de vários tipos de diálogos, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender e verbalizar problemas em alemão. Incentivar a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Bem-vindos! 1.1 Apresentações. Cumprimentar e despedir-se. Falar sobre coisas de que se gosta. 2. Nome, endereço e profissão 2.1 Perguntar por alguém; perguntar o endereço, a profissão, o número de telefone,etc. Preencher dados pessoais. 3. O que é isto? 3.1 Perguntar por objetos; responder, falar sobre objectos a sala de aula 4. E hoje? Vamos às compras! 4.1 Falar sobre ir às compras; o que se gosta (ou não) de comprar; estabelecer um diálogo simples; compreender informações sobre uma cidade. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
1 - Começar em Alemão Objetivo: Travar conhecimento, cumprimentar e apresentar-se 2 - Café d Objetivo: iniciar uma conversa, apresentar-se e apresentar outros, pedir algo e pagar, saber dizer o número de telefone 3 - No curso de alemão Objetivo: perguntar o nome de objectos, dar nomes a objectos 4 – Cidades, países e línguas Objetivo: falar sobre cidades ou países, saber descrever a localização de um determinado lugar, saber os nomes das línguas e nacionalidades | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
1 – Começar em Alemão Neste capítulo faz-se a introdução da aprendizagem da língua alemã, chamando-se a atenção para a abundância de estrangeirismos. Expõem-se as primeiras noções da sintaxe e gramática alemãs. Introdução do vocabulário das apresentações. 2 – Café 1 Neste capítulo introduz-se mais vocabulário relacionado com as apresentações, assim como vocabulário para os primeiros diálogos. Introduzem-se os números até 1000. Faz-se a correlação deste vocabulário com situações concretas do dia-a-dia: diálogos no café, fazer um pedido no café, pagar a conta, pedir o número de telefone de alguém e dar o seu próprio número. Introdução de mais algumas noções gramaticais: género dos substantivos, a interrogativa, o tempo verbal do presente e o verbo modal “mögen”. 3 – No curso de Alemão Neste capítulo introduz-se vocabulário de sala de aula assim como as regras gramaticais relativas ao plural dos substantivos e à negativa. 4 – Cidades, países e línguas | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Com recurso ao manual da UL, textos, actividade e exercícios da internet desenvolvem-se diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua alemã. Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa com os objetivos de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações sócio-profissionais, desenvolver uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica do aluno, bem como promover a aprendizagem e investigação autónomas. | |||
Bibliografia: | |||
(1) Funk, H.; Kuhn, C; Demme, S., 2007, Studio d A1, Cornelsen Verlag, Berlin (2) Albrecht, U.; Dane, D.; Fandrych, C; Grüsshaber, G; Henningsen, U,; Kilimann, A.; Schäfer, T., 2009, Passwort Deutsch 1, Ernst Klett Sprachen, Stuttgart (3) Hering, Axel, Matussek, Magdalena, Perlmann-Balme, Michaela, (2002), em- Uebungsgrammatik. Deutsch als Fremdsprache. Max Hueber Verlag (4) Lemcke, Rohrmann, 2007, Wortschatz Intensivtrainer A1 (5) Quintino, Carla e Lima, Maria José, (2002), S.O.S. Deutsch! Nível 1, Porto Editora (6) Bildwörterbuch Deutsch (Iniciação, Intermédio e Avançado), (2002), Porto Editora |