Unidade Curricular:Código:
Embriologia, Histologia e Citologia1025EHCT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaFisioterapia4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos desta unidade curricular:
1) transmitir a importância do estudo da embriologia, histologia e citologia na formação do fisioterapeuta;
2) compreender a morfologia numa perspectiva funcional;
3) proporcionar as bases para a interpretação crítica da histopatologia e citopatologia.
Conteúdos Programáticos:
Tecidos básicos: tecido epitelial, tecidos conjuntivos (tecidos conjuntivos propriamente ditos, tecido adiposo, tecido cartilagíneo, tecido ósseo), tecido muscular e tecido nervoso. Sistema cardiovascular: características gerais e organização. Sistema respiratório: características gerais e organização histológica (traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos). Pele e anexos: estrutura e funções. Sistema digestivo e organização geral: i) cavidade oral – organização histológica; ii) organização geral do tubo digestivo - histofisiologia do esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Bases da embriologia humana: folhetos germinativos, desenvolvimento e diferenciação, seus derivados; fases e processos do desenvolvimento embrionário geral: 1ª, 2ª 3ª e 4ª semanas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Em cada um dos temas do programa curricular, serão apresentados e discutidos conhecimentos básicos, importantes para a sua formação académica, dando particular ênfase à estreita relação entre as alterações morfológicas e as alterações funcionais, quer a nível celular quer a nível tecidular. Estes aspectos são fundamentais para a sua ação, enquanto fisioterapeuta, facultando-lhe o espírito crítico necessário para poder aplicar correctamente os conhecimentos adquiridos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC tem um total de 4 créditos ECTS sendo as horas de contacto distribuídas por componente teórica (CT, 30 horas), prática laboratorial (PL, 30 horas), Orientação tutorial (OT, 7.5 horas) e outras (O, 7.5 horas).
A CT consiste em aulas expositivas, descritivas e demonstrativas dos tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A componente PL consta de sessões de ensino em que serão observadas e interpretadas laminas histológicas. O regime de avaliação é de avaliação contínua. Serão realizadas 2 avaliações escritas teóricas a CT e 2 avaliações práticas a PL. O aluno será declarado aprovado a cada componente se obtiver uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores. A classificação final resulta da ponderação de 75% CT e de 25% PL.
Na Orientação Tutorial e Outras (OT/O) o aluno é orientado no seu estudo e na gestão dos tempos letivos. É incentivada a correta utilização da bibliografia recomendada e promovido o desenvolvimento de métodos de pesquisa científica.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na CT serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos em sala de aula os conceitos teóricos relevantes, passando pela discussão baseada em “questões problema”. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático. Será orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A PL é estruturada em articulação com a CT e consiste numa aula semanal. Atendendo às características próprias da unidade curricular, os alunos, serão incentivados a desenvolverem um tipo de estudo contínuo (recorrendo à consulta de livros de texto e atlas de embriologia e histologia disponíveis na Universidade Fernando Pessoa) de forma a estimular a auto-aprendizagem. As sessões de OT consistem em momentos de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica relativos a temas descritos no programa da unidade curricular, fomentando a leitura científica, contacto com nomenclatura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica bem como a motivação para elaboração de apresentações científicas com metodologia de revisão. As sessões O são livres e destinam-se a possibilitar ao aluno esclarecer estratégias de apresentação científica dos resultados da pesquisa efetuada no âmbito da Unidade curricular. Serão realizadas reuniões periódicas entre os docentes da Unidade Curricular de forma a promover a constante articulação da equipa. As metodologias de ensino empregues, incluem desde o estudo de manuais teóricos à transmissão de experiências pessoais e profissionais, passando pela discussão de conhecimentos em aula, baseada em “questões problema”. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático.
Bibliografia:
GARTNER, L.P. (2020). Textbook of Histology. 5th ed, Elvesier.
KIERSZENBAUM, A.L. & TRES, L. (2019). Histology and Cell Biology: an introduction to pathology. 5th ed, Saunders.
PAWLINA W. & ROSS M.H. (2018). Histology: a text and atlas – with correlated cell and molecular biology. 8th ed, LW&W.
MESCHER, A. (2021). Junqueira’s Basic Histology: Text and Atlas. 16th ed, McGraw-Hill Medical.
SADLER, TW. (2018). Langman’s medical embryology. 14th ed, Williams & Wilkins.
• Serão ainda colocados ao dispor do aluno os recursos pedagógicos da Unidade Curricular todas as semanas (Plataforma Canvas). The student will also have access to pedagogical resources of the curricular unit every week (in the Canvas platform).
Docente (* Responsável):
Ana Cláudia Pereira (anacpereira@ufp.edu.pt)
Sandra Soares (sandra@ufp.edu.pt)
Sofia Pereira (sofia@ufp.edu.pt)
Teresa Sequeira (teresas@ufp.edu.pt)