Unidade Curricular: | Código: | ||
Ensino Clínico IV (Estágio Profissionalizante) | 1025EC4 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Fisioterapia | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 130 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Compreender e integrar a dinâmica do serviço, estabelecer relações terapêuticas adequadas e a inter-relação entre os profissionais de saúde; Integrar os conhecimentos de ética e de deontologia profissional na prática dos cuidados; Desenvolver estratégias de educação/promoção para a saúde; Demonstrar conhecimentos TP e integra-los na prática clínica, utilizar fontes de informação relacionadas com a prática; Desenvolver a sua atividade sempre orientado e supervisionado pelo Docente Orientador, utilizando o método individual de trabalho; Elaborar o exame do utente adequado e planear, executar e avaliar os cuidados (princípios da Fisioterapia baseada na evidência) demonstrando uma atitude crítico-reflexiva; Gerir eficazmente o tempo e recursos disponíveis para a intervenção do utente; Melhorar o raciocínio clínico de acordo com a experiência clinica; Produzir um registo organizado, lógico, legível com linguagem técnica apropriada e efetuar uma autorreflexão ao Ensino Clínico | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Intervenção clínica em diferentes contextos: clínica, comunidade. Intervenção clínica nos diferentes foros: músculo-esquelético, respiratório, neurológico, pediátrico. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Ao possibilitar a prática clínica pretende-se que o aluno no ensino clínico adquira um raciocino clínico fundamentado de forma a ser capaz de selecionar e executar as diferentes técnicas referentes às diferentes unidades letivas de forma adequada a cada caso clínico. O aluno deverá identificar as indicações e contraindicações das técnicas selecionadas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Compreende prática clínica supervisionada onde os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos. A avaliação compreenderá a prestação prática do aluno, a elaboração de um dossier de estágio e com a análise aprofundada de estudos de caso. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Através da prática clínica supervisionada os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos, formulando um raciocínio clinico adequado que lhes permitam avaliar e tratar pacientes em situações clinicas reais de uma forma cada vez mais autónoma. | |||
Bibliografia: | |||
Petit, N.J. (2007). Exame e avaliação neuro-músculo-esquelética : um manual para terapeutas 3ª ed. Loures : Lusodidacta. Petit, N.J. e Moore, A.P. (2008). Princípios de intervenção e tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético : um guia para terapeutas. Loures: Lusodidacta. Artigos Científicos |