Unidade Curricular:Código:
Projeto de Graduação1025PGRD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaFisioterapia5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes definam uma questão de investigação em uma das áreas específicas da Fisioterapia abordadas ao longo do ciclo de estudos. Pretende-se também que elaborem um projeto de investigação, que poderá ser um estudo de carácter experimental ou de revisão de literatura, que permita dar resposta a essa questão, demonstrando competências a nível das metodologias do trabalho científico, nomeadamente no que se refere à definição do tema estudado, da questão de investigação, discussão das metodologias, análise crítica da literatura científica e análise de dados.
Conteúdos Programáticos:
1. Tipos de questões clínicas e respetivas hierarquias de evidência
2. Pesquisa de evidência científica
3. Fase Conceptual da Investigação: Formulação de Problemas, Questões/Objectivos e Hipóteses
4. Fase Metodológica da Investigação: Conceitos inerentes ao desenho da metodologia de investigação
5. Qualidade de medidas de resultados e testes clínicos em Fisioterapia
6. Análise da qualidade metodológica de estudos científicos (de diagnóstico, de prevalência, de intervenção, de revisão sistemática, de normas de orientação clínica)
7. Estrutura de um projeto de investigação
8. Tipos de medida estatística
9. Análise de dados univariada
10. Análise de dados bivariada
11. Testes de hipóteses
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular permitem atingir os objetivos delineados, através do desenvolvimento de diferentes atividades de forma integrada, tendo por base a metodologia de investigação, enfatizando a capacidade de análise crítica de literatura científica, análise da dados e integração de conhecimentos específicos de Fisioterapia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nesta Unidade curricular serão privilegiadas metodologias de aprendizagem ativas e aulas expositivas para aquisição de competências de análise crítica de literatura, de análise de dados e para o desenvolvimento do projeto de investigação.
Avaliação:
A avaliação será contínua, em momentos informais de avaliação e dois momentos formais de avaliação que consistirão na entrega de um trabalho escrito que consistirá num pré-projeto de investigação onde os estudantes deverão definir a questão a que pretendem dar resposta e qual a metodologia que pretendem implementar, tendo por base os princípios abordados ao longo das aulas e, posteriormente, na realização de um projeto de investigação e elaboração de um relatório (Projeto de Graduação) que terá de ser defendido publicamente perante um júri de 3 elementos. O pré-projeto terá uma ponderação de 20% na nota final e o Projeto de Graduação (com defesa pública) terá uma ponderação de 80% na nota final da unidade curricular.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Esta unidade curricular fundamenta- se nos pressupostos de aprendizagem inerentes ao Processo de Bolonha, enfatizando-se a aprendizagem autónoma e o desenvolvimento de metodologias de ensino centradas nas necessidades dos estudantes. De acordo com os objetivos da unidade curricular será privilegiada a análise crítica de literatura científica, análise de dados e aulas expositivas, no sentido de promover a autonomia do estudante no processo de elaboração do projeto de investigação.
Bibliografia:
1. Fortin, M.F. (1999). O Processo de Investigação. Lusociência, Loures.
2. Hicks, C.M. (2006) Métodos de Investigação para Terapeutas Clínicos – Concepção de Projectos de Aplicação e Análise, Lusociência – Edições Técnicas e Científicas.
3. Jewel, D.L. & Jewel, D.V: (2011). Guide to Evidence-Based Physical Therapy Practice (2nd ed.). Jones & Bartlett Publishers Learning