Unidade Curricular: | Código: | ||
Patologia Aplicada | 1028PAPI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Compreender as alterações fisiológicas da gravidez nos diferentes aparelhos e sistemas e sua relação com a patologia. Compreender como as alterações relacionadas com o sistema músculo-esquelético se relacionam com a patologia mais prevalente na gravidez. Reconhecer a patologia músculo-esquelético. Saber aconselhar exercício físico na gravidez, conhecendo as suas vantagens, limitações e contraindicações. Reconhecer aspetos relacionados com a vigilância da gravidez. Conhecer o conceito de parto pré-termo e as abordagens preventivas. Adquirir conhecimentos da anatomia do pavimento pélvico, aprender as diferentes disfunções do pavimento pélvico e de que modo se relacionam com a gravidez e parto. Reconhecer a divisão do trabalho de saber, os diferentes tipos de parto e os riscos/vantagens de cada um. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.-Alterações da gravidez 1.1- Fisiologia 1.2- Patologia músculo-esquelética e gravidez 2.- Exercício físico e Gravidez 2.1.- Vantagens, Contraindicações, Populações especiais 3.- Assistência pré-natal 3.1.- Nomenclatura epidemiológica perinatal 3.2.- Vigilância da gravidez 3.3.- Educação do doente, Ecografias e análises, Infeções e gravidez, Diabetes gestacional, Rastreio e diagnóstico de aneuploidias, estreptococo do grupo B, Prescrição de medicamentos a grávidas 4.- Patologia obstétrica 4.1.- Patologia do 1º trimestre 4.2.- Parto pré-termo, Definição, Epidemiologia, Fatores etiológicos/risco e intervenções Módulo 5 5.- Indicações para cesariana, riscos e eventuais benefícios 6.- Disfunções do pavimento pélvico 6.1.- Anatomia do pavimento pélvico, Disfunções do pavimento pélvico e sua relação com gravidez/parto 6.3.- Trabalho de parto – estática fetal, divisão clínica, progressão da apresentação fetal no 2º estadio, tipos de parto | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A abordagem expositiva e prática dos conteúdos permite a aquisição de conhecimento nesta área. A participação ativa dos estudantes em atividades de cariz prático permitirá a integração do conhecimento, permitindo a formulação de um raciocínio adequado. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Os temas tratados nesta componente serão abordados de forma expositiva em aulas teóricas, estimulando a participação proativa dos alunos. Ao longo das exposições, são usados vários exemplos práticos que facilitam a compreensão. Avaliação A avaliação será contínua, em momentos informais de avaliação e um momento formal de avaliação que consiste na entrega de um trabalho escrito, direcionado para a área de intervenção em que o aluno trabalha/pretende trabalhar. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os temas tratados nesta componente serão abordados de forma expositiva em aulas teóricas, estimulando a participação proativa dos alunos. Ao longo das exposições, são usados vários exemplos práticos que facilitam a compreensão. | |||
Bibliografia: | |||
Cunningham, F. G., Leveno, K. J., Bloom, S. L., Spong, C. Y., Dashe, J. S., Hoffman, B. L., . . . Sheffield, J. S. (2014). Williams obstetrics (24th edition.). New York: McGraw-Hill Education Borg-Stein, J., & Dugan, S. A. (2007). Musculoskeletal disorders of pregnancy, delivery and postpartum. Physical medicine and rehabilitation clinics of North America, 18(3), 459-476. Mottola MF, Davenport MH, Ruchat S, et al2019 Canadian guideline for physical activity throughout pregnancy British Journal of Sports Medicine 2018;52:1339-1346. |