Unidade Curricular:Código:
Microbiologia Geral1025MGER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaFisioterapia3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer a morfologia, citologia e fisiologia dos microorganismos responsáveis pelas principais
doenças infecto-contagiosas humanas. Conhecer os principais mecanismos de defesa do organismo humano contra fatores agressivos. Compreender os mecanismos de reação imunitária. Proporcionar ao profissional Fisioterapeuta conhecimentos no campo da bacteriologia, virologia, micologia, microbiologia médica para melhor aplicá-los na manutenção da saúde e prevenção das doenças.
Conteúdos Programáticos:
O programa da disciplina de Microbiologia Geral irá abordar os conceitos base e fundamentais sobre o mundo microbiológico. Será dada especial ênfase à interdependência dos diversos conceitos de microbiologia estrutural, microbiologia funcional, relação parasita-hospedeiro e antimicrobianos.
1.Conceitos Gerais de Microbiologia
2.História da Microbiologia
3.Noções de Microscopia
4.Células Procariotas e Células Eucariotas
5.Citologia bacteriana – Estruturas Fundamentais
6.Método de Coloração de Gram
7.Características dos fungos
8.Características dos Vírus
9.Crescimento Bacteriano
10.Características Fisiológicas das Bactérias
11.Mecanismos de defesa contra Infecção
12.Microbiologia clínica
13.Esterilização, anti-sepsia e Desinfecção
14.Antimicrobianos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à apredizagem dos objetivos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da excução labotorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação contínua (Dois testes teóricos e dois testes práticos durante o semestre). Qualquer uma das componentes só está concluída com 9,5 valores. A componente teórica contribui com 80% da nota final e a componente prática com 20% da nota final.
A componente teórica é avaliada por exame final no caso de não o ser por avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à apredizagem dos objetivos.
Bibliografia:
1.Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 1) – LIDEL, 2010
2.Tortora, G. J.;Funke, B. R.; Case, C. L. Microbiologia.12ª edição, Artmed, Porto Alegre.
3.Prescott, L., Harley, J.P., Klein, D.A. – Microbiology – McGraw-Hill, 6ª edição, 2004
4.Sousa, J.C. – Antibióticos volume 1 – Edições UFP, 2016.
5.Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais, 2ª edição– Edições UFP, 2012.