Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia Profissional1025EDPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaFisioterapia3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
(i) Compreender o contexto ético-cultural no qual estão enquadrados.
(ii) Saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na sua área da fisioterapia;
(iii) Saber recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem eticamente as soluções que preconizam e os juízos que emitem;
(iv) Saber resolver problemas ético-deontológicos no âmbito da sua área de formação e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação ético-deontológica
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade - Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético: 1.1. Definições de ética, deontologia e moral.1.2 A regra de ouro da ética. 1.3. Comunicação e humanização
2ª Unidade – Deontologia profissional:
2.1. Os quatro princípios prima facie: 2.1.1 Beneficência; 2.1.2. Não-maleficência; 2.1.3. Justiça; 2.1.4. 2.2. Processo de tomada de decisão ética; 2.3. Qualidade em Fisioterapia e Princípios e Responsabilidades Éticas dos Fisioterapeutas; 2.3. Apresentação de casos clínicos e aplicação dos Padrões de Qualidade e Princípios e Responsabilidades Éticas dos Fisioterapeutas da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Un. 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas da ética e da bioética, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, isto é: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação ética.
Un. 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação teórico-prática dos conhecimentos no domínio da deontologia, permitindo atingir os objetivos da unidade curricular, isto é: saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na área da fisioterapia; saber recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem eticamente as soluções que preconizam e os juízos que emitem; saber resolver problemas ético-deontológicos no âmbito da sua área de formação e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação ético-deontológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será periódica, baseando-se na realização de duas provas escritas (a primeira, de índole teórica e a segunda, de índole teórico-prática, consistindo na resolução de um dilema), assim como na participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula, e realização de um trabalho escrito. A nota final basear-se-á ma média simples das duas provas escritas e do trabalho (50%+40%+10%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Exposição teórica dos conceitos de ética, deontologia e moral, bem como da relação e diferença entre todos eles. Abordagem teórica da necessidade de empatia com o sofrimento dos outros. Exposição teórica sobre os quatro princípios prima facie enfatizando a sua relevância para o exercício profissional dos fisioterapeutas. Leituras de textos fundamentais. Exercício teórico de consolidação dos conhecimentos adquiridos na unidade 1. Unidade 2 – Exposição da estrutura e etapas do processo de tomada de decisão ética. Apresentação da estrutura, princípios gerais, princípios específicos e diversas secções dos Padrões de Prática da Associação Portuguesa de Fisioterapia. Exercício teórico de consolidação dos conhecimentos adquiridos na unidade 2 (resolução de um dilema ético em fisioterapia).
Bibliografia:
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (2015). Qualidade em Fisioterapia: http://www.apfisio.pt/wp-content/uploads/2018/11/Qualidade_em_Fisioterapia.pdf
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (2021). Princípios e Responsabilidades Éticas dos Fisioterapeutas: http://www.apfisio.pt/wp-content/uploads/2021/04/Princ%C3%ADpios-e-Responsabilidades-%C3%89ticas-dos-Fisioterapeutas.pdf
Motta, O.J.R. e Paulo, A.J.S. (2020). Bioética E O Principialismo de Beauchamp e Childress: Noções, Reflexões E Críticas. Braz. J. Hea. Ver 3 (2) 2436-2448.
Rates& Lins (2021). Filosofia da educação e desenvolvimento da pessoa humana por meio da construção de conceitos éticos. Rev. do Programa de Educação, 13(30) 409-425
Toldy,T. & Estrada,R.(2017),"A vulnerabilidade como lugar ético: sobre De Profundis, Valsa Lenta, de José Cardoso Pires",in:Didaskalia,11: 235-242.
Zanon, A. (2020). O princípio da alteridade de Lévinas como fundamento para a responsabilidade ética. Perseitas, 8. pp. 75-103.