Unidade Curricular:Código:
Ensino Clínico V (Estágio Profissionalizante)1025EC5
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaFisioterapia30 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês390
Objectivos de Aprendizagem:
Em Estágio o aluno deverá ter sempre presente a perspectiva de que os cuidados podem/devem englobar o cliente, a família, o grupo e a comunidade para que se torne um Fisioterapeuta capaz na área da prestação e da gestão dos cuidados. O aluno deverá ser capaz de identificar e executar as diferentes técnicas, conhecer as suas indicações e contra-indicações, assim como integrar o conhecimento formulando um raciocínio clínico adequado e baseado na melhor evidência disponível para atingir os objetivos estabelecidos. Dentro deste paradigma o aluno deverá desenvolver estratégias de educação e promoção da saúde, nos vários contextos clínicos.
Conteúdos Programáticos:
Compreender o funcionamento/dinâmica do serviço; Estabelecer relações terapêuticas; Desenvolver estratégias de educação e promoção da saúde; Prestar cuidados globais, demonstrando compaixão e empatia; Executar com correção as normas aprendidas; Integrar os conhecimentos teóricos na prática clínica, gerindo eficazmente o tempo e recursos disponíveis; Compreender a priorização dos cuidados; Aplicar metodologias de registo adequadas; Demonstrar capacidade de relacionamento e comunicação com o paciente/família/elementos da equipa pluridisciplinar; Demonstrar atitude crítico-reflexiva nas práticas; Fomentar o desenvolvimento do raciocínio clínico; Integrar a ética e a deontologia profissional na prática dos cuidados; Desenvolver competências ao nível do diagnóstico diferencial, sendo igualmente capaz de definir prognósticos adequados.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórico-práticas: Ao transmitir conhecimentos e fomentar a discussão sobre as metodologias de investigação científica, normas de elaboração de projecto de investigação e metodologia descritiva e indutiva de análise de dados possibilita-se que os alunos adquiram a capacidade de analisar criticamente este processo e fomentar o futuro desenvolvimento profissional na elaboração do seu projecto de graduação final.
Estágio: Ao possibilitar a prática clínica pretende-se que o aluno no estágio adquira um raciocínio clínico fundamentado de forma a ser capaz de seleccionar e executar as diferentes técnicas referentes às diferentes unidades lectivas de forma adequada a cada caso clínico. O aluno deverá identificar as indicações e contra-indicações das técnicas seleccionadas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Compreende prática clínica orientada, onde os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos. A avaliação compreenderá a prestação prática do aluno, a elaboração de um dossier de estágio, com a análise aprofundada dos diversos estudos de caso. A avaliação final inclui igualmente a ponderação relativa à classificação das diversas supervisões (avaliação dos dossiers clínicos e das reuniões de supervisão).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Através da prática clínica supervisionada os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos, formulando um raciocínio clínico adequado que lhes permitam avaliar e tratar pacientes em situações clínicas reais de uma forma cada vez mais autónoma.
Bibliografia:
Petty, N. (2007). Exame e Avaliação Neuromusculoesquelética – Um Manual para Terapeutas, 3ª edição, Loures: Lusodidacta.
Petty, N. e Moore, A. (2007). Princípios de Intervenção e Tratamento dos Sistema Neuromusculoesquelético – Um Guia para Terapeutas, 2ª edição, Loures: Lusodidacta.
Hicks,CM (2006) Métodos de Investigação para Terapeutas Clínicos – Concepção de Projectos de Aplicação e Análise, Lusociência – Edições Técnicas e Científicas.
Análise de diversos artigos científicos
Docente (* Responsável):
Flávia Lima (flavia@ufp.edu.pt)
Helder Fonseca (hfonseca@ufp.edu.pt)
Isabel Moreira Silva (isabelmsilva@ufp.edu.pt)
Mariana Cervaens (cervaens@ufp.edu.pt)