Unidade Curricular:Código:
Ensino Clínico II1025EC2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaFisioterapia3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português39
Objectivos de Aprendizagem:
No Ensino Clínico II pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de;
a)Dominar os conhecimentos adquiridos, o funcionamento e dinâmica do serviço onde o aluno se insere;
b)Estabelecer relações terapêuticas com a equipa pluridisciplinar;
c)Desenvolver estratégias de educação para a saúde;
d)Prestar cuidados globais na comunidade;
e)Executar com correção as metodologias de tratamento e normas aprendidas;
f)Demonstrar conhecimentos teóricos e ser capaz de os integrar na prática clínica;
g)Compreender a organização e priorização dos cuidados;
h)Aplicar as metodologias de registo das práticas de Fisioterapia preconizadas na Instituição;
i)Demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas, desenvolvendo o raciocínio clínico;
j)Integrar os conhecimentos de ética e de deontologia profissional na prática dos cuidados, desenvolvendo a sua consciência e a sua identidade.
Conteúdos Programáticos:
O Ensino Clínico II será dividido em 5 unidades letivas:
I. Fisioterapia no ambulatório: Cuidados gerais ao doente; Exame neuromúsculo-esquelético; Intervenção clínica.
II. Fisioterapia em contexto de grupo: Exame neuromúsculo-esquelético; Estratégias de educação e intervenção em contexto de grupo.
III. Fisioterapia na Senescência: Avaliação músculo-esquelética e antropométrica; Estratégias de educação e intervenção na senescência.
IV. Avaliação Neuromusculoesquelética: Rationale sobre parâmetros isocinéticos; Neurofisiologia, biomecânica e princípios biológicos do treino; Desenho e aplicação de protocolos.
V. Fisioterapia em Saúde ocupacional em contexto empresarial e escolar: Avaliação músculo-esquelética e antropométrica; estratégias de educação para a saúde.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A demonstração prática e o treino das diferentes técnicas de avaliação e procedimentos inerentes aos conteúdos adquiridos em contexto clínico, permite-lhes desenvolver capacidades de execução técnica e desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
De forma a ser possível objetivar, tanto quanto possível, a Classificação Final do Ensino Clínico II, corresponderá à avaliação de todas as unidades letivas, para tal o aluno deverá entregar um relatório detalhado no final de cada componente, sendo a avaliação final calculada a partir do relatório e avaliação continua.
Em conformidade com o Regulamento Pedagógico da Universidade Fernando Pessoa, o aluno é considerado Aprovado à disciplina Estágio se obtiver uma classificação mínima de 10 valores
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A intervenção em contexto clínico decorrerá em diferentes contextos clínicos de modo que os alunos sejam capazes de executar os conhecimentos de avaliação, planificação e execução das técnicas e métodos de fisioterapia aprendidas.
Bibliografia:
Petit, N. J. (2007). Exame e avaliação neuro-músculo-esquelética : um manual para terapeutas 3ª ed. Loures : Lusodidacta.
Petit, N.J. e Moore, A.P. (2008).Princípios de intervenção e tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético : um guia para terapeutas. Loures: Lusodidacta.
Artigos Científicos