Unidade Curricular: | Código: | ||
Ensino Clínico II | 1025EC2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No Ensino Clínico II pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de; a)Dominar os conhecimentos adquiridos, o funcionamento e dinâmica do serviço onde o aluno se insere; b)Estabelecer relações terapêuticas com a equipa pluridisciplinar; c)Desenvolver estratégias de educação para a saúde; d)Prestar cuidados globais na comunidade; e)Executar com correção as metodologias de tratamento e normas aprendidas; f)Demonstrar conhecimentos teóricos e ser capaz de os integrar na prática clínica; g)Compreender a organização e priorização dos cuidados; h)Aplicar as metodologias de registo das práticas de Fisioterapia preconizadas na Instituição; i)Demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas, desenvolvendo o raciocínio clínico; j)Integrar os conhecimentos de ética e de deontologia profissional na prática dos cuidados, desenvolvendo a sua consciência e a sua identidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O Ensino Clínico II será dividido em 5 unidades letivas: I. Fisioterapia no ambulatório: Cuidados gerais ao doente; Exame neuromúsculo-esquelético; Intervenção clínica. II. Fisioterapia em contexto de grupo: Exame neuromúsculo-esquelético; Estratégias de educação e intervenção em contexto de grupo. III. Fisioterapia na Senescência: Avaliação músculo-esquelética e antropométrica; Estratégias de educação e intervenção na senescência. IV. Avaliação Neuromusculoesquelética: Rationale sobre parâmetros isocinéticos; Neurofisiologia, biomecânica e princípios biológicos do treino; Desenho e aplicação de protocolos. V. Fisioterapia em Saúde ocupacional em contexto empresarial e escolar: Avaliação músculo-esquelética e antropométrica; estratégias de educação para a saúde. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A demonstração prática e o treino das diferentes técnicas de avaliação e procedimentos inerentes aos conteúdos adquiridos em contexto clínico, permite-lhes desenvolver capacidades de execução técnica e desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
De forma a ser possível objetivar, tanto quanto possível, a Classificação Final do Ensino Clínico II, corresponderá à avaliação de todas as unidades letivas, para tal o aluno deverá entregar um relatório detalhado no final de cada componente, sendo a avaliação final calculada a partir do relatório e avaliação continua. Em conformidade com o Regulamento Pedagógico da Universidade Fernando Pessoa, o aluno é considerado Aprovado à disciplina Estágio se obtiver uma classificação mínima de 10 valores | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A intervenção em contexto clínico decorrerá em diferentes contextos clínicos de modo que os alunos sejam capazes de executar os conhecimentos de avaliação, planificação e execução das técnicas e métodos de fisioterapia aprendidas. | |||
Bibliografia: | |||
Petit, N. J. (2007). Exame e avaliação neuro-músculo-esquelética : um manual para terapeutas 3ª ed. Loures : Lusodidacta. Petit, N.J. e Moore, A.P. (2008).Princípios de intervenção e tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético : um guia para terapeutas. Loures: Lusodidacta. Artigos Científicos |