Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia I1025AMO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaFisioterapia7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
São objetivos desta u.c. fornecer bases de compreensão do funcionamento do organismo humano, ao nível molecular, celular, tecidular, orgânico e sistémico. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno conhecer os aspetos mais importantes da Anatomofisiologia Humana que lhe possibilitem, posteriormente, relacionar os conceitos fundamentais na área da Fisioterapia.
PRÁTICA
O1. Compreender a organização do corpo humano.
O2. Identificar e distinguir as estruturas que compõem o sistema tegumentar.
O3. Entender a anatomia geral do sistema esquelético.
O4. Distinguir articulações, estruturas e movimentos associados.
O5. Entender a anatomia geral do sistema muscular.
O6. Reconhecer a interação do sistema músculo-esquelético.
O7. Compreender funcionamento do sistema nervoso.
O8. Aplicar os conhecimentos do sistema tegumentar e músculo-esquelético na interacção com o sistema nervoso.
Conteúdos Programáticos:
Introdução ao estudo da Anatomia e Fisiologia. Organização do Corpo humano - Níveis de organização do corpo humano. Divisões da Anatomia. Planos de referência. O Sistema Tegumentar - Estrutura e funções da epiderme, derme e hipoderme. Efeitos do processo de envelhecimento sobre o sistema tegumentar. O Sistema Esquelético - Anatomia Geral do Sistema Esquelético – descrição, classificação, estrutura e funções dos ossos do esqueleto. Articulações e Biomecânica do movimento corporal - Estrutura, função e tipos de articulações. Tipos de movimentos articulares. O Sistema Muscular - Anatomia Geral do Sistema Muscular – descrição, classificação, estrutura e funções dos músculos. Tónus Muscular. Contracção e Relaxamento Muscular. O Sistema Nervoso - Divisões do Sistema Nervoso. Componentes do Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico - estrutura e funções. Sinapses – estrutura e transmissão do impulso nervoso. Arco reflexo. Tipos de reflexos. Esplancnologia. Angiologia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspectos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados, como exposições em power-point e manipulação de modelos anatómicos, devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia I no plano curricular da licenciatura de Fisioterapia.
PRÁTICA
CP1 – Movimento. Visa atingir O1, O3 a O6.
CP2 - Sistema tegumentar. Visa atingir O2, O7 e O8.
CP3 - Sistema esquelético. Visa atingir O3, O6 e O8.
CP4 – Articulações. Visa atingir atingir O4, O6 e O8.
CP5 - Sistema muscular. Visa atingir O5, O6 e O8.
CP6 - Sistema nervoso. Visa atingir O2, O7 e O8.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A CT consiste em aulas expositivas, descritivas e demonstrativas dos tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A componente PL consta de sessões de ensino em que serão observados, interpretados e manipulados modelos anatómicos adequados. O regime de avaliação é de avaliação contínua. Serão realizadas 2 avaliações escritas teóricas a CT e 2 avaliações práticas a PL. O aluno será declarado aprovado a cada componente se obtiver uma classificação final igual ou superior a 09,50 valores. A classificação final resulta da ponderação de 80% CT e de 20% PL.
PRÁTICA:M1Utilização da plataforma e-learning para disponibilizar material didático.M2Material disponibilizado para situações práticas.M3Atividades de pesquisa autónoma.M4Desenvolvimento da síntese dos conteúdos.M5Utilização de vídeos.Avaliação:1 teste escrito(15%) e fichas de trabalho(5%).Aprovação: média>9,5 e classificação>7,5 em cada.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no plano curricular de Fisioterapia. PRÁTICA M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em situações práticas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem: O4, O6 e O8.. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa: O1 a O3, O5 e O7. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo; todos os objetivos. M5 - Utilização de vídeos de demonstração de fenómenos ligados às estruturas estudadas para promover a discussão dos fundamentos fisiológicos a elas inerentes: O4, O6 e O8.
Bibliografia:
Seeley, R, Stephens, T. & Tate, P., 2011, Anatomia & Fisiologia, 8ª ed., Lusodidacta, Portugal.
Tortora, G & Grabowski, S, Principles of Anatomy and Physiology, 7th ed. Harper Collins College Publishers USA.
Guyton, A. & Hall, J., 2006, Textbook of Medical Physiology, 11th ed., Elsevier Saunders, USA .
Gray´s textbook of Anatomy
Docente (* Responsável):
Céu Costa (ccosta@ufp.edu.pt)
Jorge Maciel (jpmaciel@ufp.edu.pt)
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)