Unidade Curricular: | Código: | ||
Avaliação Médico-Desportiva e Fisiologia do Esforço | 1027AMFE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Desportiva) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular tem por objetivo o aumento dos conhecimentos sobre a avaliação fisiológica e metodologias de treino desportivo, aplicando-os no contexto do rendimento desportivo. Os alunos deverão mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área da Avaliação Médico-Desportiva e da Fisiologia do Esforço, aplicando-a em novos contextos e situações no âmbito de diferentes modalidades desportivas. Os alunos deverão saber integrar os conhecimentos de Avaliação Médico-Desportiva e da Fisiologia do Esforço e aplicando-os na prática clínica, desportiva e de investigação de forma auto-orientada e autónoma, desenvolvendo nos alunos o pensamento crítico e científico. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Teórico-prática: 1. Avaliação de risco, 1.1 Princípios da avaliação de risco, 1.2 Instrumentos para a avaliação de risco, 2. Treino e seus fundamentos, 2.1 Princípios do treino, 2.2 Modos de treino, 2.3 Indicadores de carga externa e seus vectores, 2.4 Planificação e periodização, 3. Respostas fisiológicas ao exercício, 3.1 Respostas agudas, 3.2 Respostas crónicas, 3.3 Influências ambientais e performance 3.4 Influência hormonal e performance, 4. Treino metabólico, 4.1 Adaptações cardiovasculares, respiratórias e metabólicas ao treino, 4.2 Treino metabólico, 5. Treino neuromuscular, 5.1 Treino de equilíbrio e coordenação, 5.2 Treino de força, 5.3 Electroestimulação 6. Metodologias de avaliação física | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conceitos teórico-práticos visam desenvolver conhecimentos sobre a avaliação fisiológica, conceitos e adaptações no âmbito do treino desportivo aplicando-os no contexto do rendimento, à prática e à investigação científica de diferentes modalidades desportivas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso e estudos científicos. A nota final foi calculada tendo em conta a avaliação continua através de um exame escrito (70%) e por um trabalho de grupo prática (30%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os diferentes temas, a apresentação de estudos de caso e de estudos científicos na aula serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teóricos, princípios e terminologias integrados na Avaliação Médico-Desportiva e da Fisiologia do Esforço. Esta estratégia facilita a aplicação do conhecimento na prática clínica, desportiva e de investigação, contribuindo para o seu estudo auto-orientado e autonomia prática e científica futura. | |||
Bibliografia: | |||
1. Heyward, VH. (2006). Advanced Fitness Assessment and Exercise Prescription. Human Kinetics 2. Powers, SK. et al (2000). Fisiologia do exercício : teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. Manole. 3. Wilmore, JH. et al. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª ed. Manole 4. Voight, M. et al. (2007) Musculoskeletal interventions: Techniques for therapeutic exercise. McGraw-Hill. 5. ACSM (2013) ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Lippincott Williams and Wilkins. 6. Bandy, WD e Sanders, B. (2003). Exercício terapêutico: Técnicas para intervenção. Guanabara Koogan. 7. Artigos científicos |