Unidade Curricular: | Código: | ||
Patologia I | 1184PAT1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Fisioterapia | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta é uma disciplina básica cujo conteúdo programático visa a compreensão dos processos patológicos gerais, bem como da resposta fisiológica e patológica aos diversos mecanismos de agressão celular, abrangendo a etiologia, a patogénese, as alterações morfológicas, as alterações funcionais e o seu significado clínico. Assim, na disciplina de Patologia I, procura-se proporcionar aos alunos uma melhor compreensão das relações dinâmicas dessa resposta do organismo aos diversos mecanismos de agressão celular com os aspectos clínicos e o desenvolvimento do raciocínio metódico e organizado para compreender conceitos fundamentais na área de Fisioterapia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução ao Estudo da Patologia I. Agressão celular e adaptação: Definições; Causas; Patogénese; Alterações morfológicas: Degenerescência, necrose. Acumulações intracelulares;Patogénese da infiltração lipídica. Proteínas. Glicogénio.Pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de Adaptação celular: Atrofia; Hipertrofia; Hiperplasia; Metaplasia; Displasia. Inflamação aguda e crónica; alterações celulares; mediadores, padrões morfológicos; efeitos sistémicos. Regeneração e reparação; processos; tecido conjuntivo;processo de cicatrização por primeira e por segunda intenção; reparação. Alterações vasculares: Edema;Hiperémia e congestão; Hemorragia; Trombose; Coagulação intravascular disseminada. Embolia: pulmonar, sistémica; diferentes etiologias. Hipertensão Arterial. Enfarte agudo do miocárdio e angina; estável e instável. Choque. Alterações genéticas básicas. Alterações do sistema imune. Tumores; definição; classificação; benignos e malignos; patogénese do cancro. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspectos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica e discussão dos temas programáticos, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados é adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Patologia I. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Interrogativo, expositivo e demonstrativo.Exposição oral de conteúdos programáticos; estimulação da participação activa dos alunos, com conteúdos audiovisuais. Avaliação: 2 provas escritas de avaliação sobre os conteúdos leccionados. O aluno deve obter nota mínima de 10 valores. Deverá ser cumprido o regime de faltas previstas no regulamento da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspectos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica e discussão dos temas programáticos, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados é adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Patologia I. | |||
Bibliografia: | |||
1. Robbins & Cotran. (2017). “Patologia: Bases Patológicas das Doenças”, 10ª ed., Saunders/Elsevier 2. GUYTON et HALL, Fundamentos de Fisiologia, 13ª edição, Elsevier 3. SEELEY R, STEPHENS T & TATE P. Anatomia e Fisiologia (10. Edição) McGraw-Hill 4. Vander, Sherman, and Luciano´s , Fisiologia Humana, 12ª edição, Guanabara Koogan 5. Russell,P., 2000, Fundamentals of Genetics, 2nd ed., Addison Wesley Longman, Inc., USA. 6. COTRAN RS, ROBBINS SL. Patologia estrutural e funcional (1996) Guanabara Koogan | |||
Docente (* Responsável): | |||
Jorge Marvão (jmarvao@ufp.edu.pt) |